Amapá: Governo cria a Controladoria Geral do Estado

27 de Novembro de 2013 ← ver outras

O Governo do Amapá instituiu, por meio da Lei nº 1.774, de 17 de outubro de 2013, a Controladoria Geral do Estado (CGE-AP), que agrega, além das atribuições de auditoria, as de ouvidoria e de correição. Na prática, o Estado do Amapá aumenta significativamente o controle interno e incorpora as funções de combate à corrupção, defesa do patrimônio público, incrementando também maior transparência na gestão.

De acordo com o controlador-geral, nomeado pelo Decreto nº 5.584, de 31 de outubro de 2013, Benedito Balieiro, as macrofunções permitem que o Estado tenha um órgão capaz de ouvir a sociedade, investigar denúncias e corrigir possíveis falhas.

"A Controladoria Geral é como se fosse os 'olhos e ouvidos do governo', que tem como meta a melhoria na qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade amapaense", pontuou o controlador.

Atribuições da CGE-AP

A finalidade é assessorar o governador do Estado quanto aos assuntos relacionados à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição administrativa, à prevenção e combate à corrupção, às atividades de ouvidoria, ao incremento da transparência da gestão, assim como apoiar o Ministério Público e o controle externo no exercício de suas missões institucionais e exercer outras funções correlatas, na forma do regulamento.

 

Informações para a imprensa:

Tríade Comunicação

Telefone:
 (27) 3636-5354 / (27) 3225-0099

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

Texto: Amelline de Queiroz

E-mail: molliborges@hotmail.com

Telefone: (96) 2101-1117 / 9165-1012



Entenda o que faz do Ceará o estado mais transparente do país em Contratações Emergenciais no combate à Covid-19

Desde o surgimento da pandemia da Covid-19 no Ceará, em março deste ano, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado...

saiba mais

Servidores da CGE/TO participam de curso voltado à Corregedoria promovido pelo Tribunal de Contas do Estado

Os servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) estão participando do curso “Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar” promovido pelo Tribu...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018