Auditoria interna: proteção do valor organizacional

Flávio Pereira

Diretor de Auditoria da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado

 

Diversas são as responsabilidades da administração pública, cuja competência é alicerce no aperfeiçoamento da prestação de serviços colocados à disposição da sociedade. Nesse contexto, a auditoria interna do setor público, antes focada na mera conferência e identificação de fragilidades, assume um importante papel orientando as organizações a realizarem os seus objetivos estratégicos, mormente a partir da sugestão de implementação de controles internos voltados a mitigar riscos.

 

Nessa perspectiva, Maio foi instituído como o “Mês Internacional de Conscientização da Auditoria Interna” pelo The Institute of Internal Auditors (IIA), entidade internacional representada no País pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil). Promotor da campanha denominada “IIA May”, o IIA busca estimular as empresas e os órgãos públicos no desenvolvimento de melhores ações para representar o orgulho da atividade. A proposta é valorizar os profissionais que atuam na área, mostrando a expressividade do trabalho que reflete na elevação dos níveis de governança corporativa, gestão e ética em todas as organizações.

 

No âmbito da administração pública de Pernambuco, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) vem investindo cada vez mais na estruturação e atuação da Diretoria de Auditoria (DAUD), que tem como missão aumentar e proteger o valor organizacional e como propósito oferecer serviços objetivos de avaliação e consultoria baseados em risco, almejando contribuir na melhoria da gestão governamental. Com foco no aprimoramento da gestão, a DAUD é responsável por realizar auditorias, tipicamente avaliações e consultorias, nos órgãos e entidades do Poder Executivo estadual. Dentre as atribuições da Diretoria, está a avaliação dos controles internos administrativos dos órgãos e entidades estaduais.

 

Em 2019, a SCGE aderiu ao Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (IA-CM). Desenvolvida pelo IIA, essa é uma ferramenta internacionalmente reconhecida, que identifica os fundamentos imprescindíveis a uma função de auditoria interna efetiva no setor público. No propósito de atender às necessidades da sociedade pernambucana, a adesão ao modelo IA-CM representa uma verdadeira oportunidade de melhoria contínua da administração estadual.

 

Em decorrência dessa adesão, a SCGE expediu normativos, a exemplo do Referencial Técnico (Portaria SCGE nº 39/2020) e do Manual de Orientações Técnicas da Atividade de Auditoria Interna Governamental (Portaria nº 022/2021), que revelam o esforço em busca do aperfeiçoamento da atividade, haja vista a sua inconteste capacidade de agregar valor à gestão pública estadual.

 

A SCGE, por meio da DAUD, também seleciona, a partir de planejamento em contínua evolução, as políticas públicas com maior impacto social e avalia aspectos que podem interferir no seu bom desempenho. O trabalho busca aprimorar, essencialmente, a atuação governamental e entregar melhores bens e serviços à população. Diversos são os benefícios, financeiros ou não financeiros, como a eficiência na utilização dos recursos, políticas mais efetivas, aumento da maturidade da gestão e melhoria do controle social.

 

No exercício de 2020, ano de instabilidade causada pela emergência em saúde pública, com abrangência internacional, a SCGE exerceu um papel de extrema relevância no tocante às medidas de enfrentamento à Covid-19, atuando, através de suas equipes, na fiscalização das contratações destinadas ao fornecimento e à locação de bens, à prestação de serviços e à execução de obras necessárias ao combate à pandemia.

 

Nessa perspectiva, o trabalho realizado pelo auditor interno propicia reais oportunidades de aprimoramento da administração pública, pois fomenta a adequada aplicação de recursos públicos, a partir das recomendações decorrentes de sua atuação, promovendo a adoção de boas práticas que, ao final, beneficiam a sociedade como um todo.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028