CGE divulga resultado de Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2018

10 de Abril de 2019 ← ver outras

A Avaliação de Desempenho visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) divulga o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias do Estado referente ao ano de 2018. A avaliação visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação das 60 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as variáveis, metas e indicadores associados às ações desenvolvidas pelas ouvidorias setoriais durante o ano.

A partir dos dados coletados e analisados na plataforma Ceará Transparente e das informações extraídas dos relatórios periódicos das ouvidorias setoriais e dos relatórios de visitas técnicas às setoriais, foi possível consolidar o resultado final da avaliação.

Critérios adotados nas variáveis

Foram consideradas variáveis analisadas para avaliação: resolubilidade das demandas, pontualidade no envio do relatório, infraestrutura da ouvidoria setorial, equipe da ouvidoria setorial e ações inovadoras de ouvidoria.

Classificação das ouvidorias setoriais

Considerando o volume de manifestações recebidas no ano de 2018, as Ouvidorias Setoriais foram divididas de acordo com o número de manifestações registradas no ano. As ouvidorias setoriais que receberam até 300 manifestações no ano pertencem ao Tipo 1, as que receberam entre 301 e 1000 manifestações/ano pertencem ao Tipo 2 e, por fim, as ouvidorias do Tipo 3, com registros acima de 1000 manifestações/ano.

Resultado da Avaliação de 2018

Com as notas consolidadas, o resultado da Avaliação das ouvidorias no Tipo 1 apontou a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) em primeiro lugar, com nota máxima em todos os quesitos avaliados. Na categoria Tipo 2, a ouvidoria mais bem colocada foi a da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) com nota 9,236. Já entre as setoriais de Tipo 3, a ouvidoria da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) obteve o primeiro lugar na categoria, com nota 9,400. Vale lembra que a pontuação que determina as setoriais por desempenho vai de 0 a 10.

O resultado, porém, cabe recurso, por isso, as setoriais podem solicitar revisão das notas no prazo de cinco dias, contados a partir da divulgação das notas. A escolha das ouvidorias com melhor atuação na Avaliação de Desempenho 2018 é levada em consideração para a escolha dos homenageados do evento do Dia do Ouvidor, a ser realizado este mês.

Rede Estadual de Ouvidoria

A CGE coordena o trabalho das 61 ouvidorias setoriais do Poder Executivo Estadual que formam a Rede Estadual de Ouvidorias, que cumpre um papel fundamental na intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados pelo Estado. Por meio da Coordenadoria de Ouvidoria, a CGE também age no monitoramento do prazo de entrega das respostas dos órgãos ao cidadão e na qualidade de conteúdo enviado ao solicitante.

Confira a portaria com o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual:

Portaria nº 47/2019 – Divulga o Resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias Setoriais 2018

Fonte: 



Controle interno do Estado em debate na SCGE

Mais de 80 representantes de Unidades de Controle Interno (UCIs) de instituições do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã da última...

saiba mais

Ouvidoria-Geral do Estado promove monitoramento in loco

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acaba de lançar seu mais novo projeto. O “Monitoramento in loco” surge com o propósito de estreitar ainda mais a relação da O

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018