Distrito Federal: Controlador-Geral é palestrante do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público

23 de Setembro de 2016 ← ver outras

O controlador-geral do DF, Henrique Ziller, foi um dos palestrantes do segundo dia do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Ministério Público, promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o tema “Inovar para o cidadão: O desafio de criar experiências que gerem valor”. Nesta quinta-feira (22), Ziller fez parte da plenária “Ações para um Ministério Público mais acessível e transparente” e falou sobre a transparência pública no GDF.

A apresentação começou com a evolução normativa do acesso à informação no Brasil, passando para a aplicação da Lei de Acesso à Informação no contexto internacional. Em seguida, Ziller falou sobre a LAI no Brasil e no Governo do Distrito Federal, com foco nas ações e projetos da Controladoria-Geral do DF.

Segundo ele, dar transparência às informações públicas é um caminho sem volta. Na sua visão, “antigamente, havia o gestor público que se achava o dono da informação; hoje, porém, passamos por uma mudança abrupta no Brasil. A ideia de transparência está sendo fixada. Os novos gestores têm assimilado isso”.

O controlador-geral enfatizou que a transparência deve ser acompanhada pelo controle social. Segundo ele, o Estado brasileiro está mais avançado do que a sociedade, pois disponibiliza muita informação que não é por ela utilizada. Nesse sentido, Ziller informou que a CGDF está incentivando as ações de controle social, como os projetos Controladoria na Escola e Auditorias Cívicas na Saúde.

Ziller também falou do novo sistema de ouvidoria - OUV-DF, que pode ser acessado pelo celular. Nele, o cidadão pode ver todas as reclamações que estão sendo feitas sobre qualquer setor do governo. “A transparência está chegando a um nível em que até esse tipo de informação está sendo mostrado de forma totalmente aberta”, afirmou. O SIGA Brasília e a Carta de Serviços ao cidadão também foram apresentados na palestra.

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGDF

E-mail: ascom@cg.df.gov.br

Telefone: (61) 2108-3208

Site: www.cg.df.gov.br



Rede Ouvir PE publica regimento interno

Em consonância com as disposições contidas no Protocolo de Intenções n° 01/2019, a Rede Pernambucana de Ouvidorias Públicas e Afins (Rede Ouvir PE) publicou...

saiba mais

CGE/MG lança novo Sistema de Auditoria que alavancará os resultados

Na última sexta-feira (09/04), a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais lançou novo sistema de auditoria, o e-Aud, que permitirá melhor interface com...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018