Especialista norte-americano confirmado no VIII Encontro Nacional de Controle Interno

15 de Agosto de 2012 ← ver outras

O VIII Encontro Nacional de Controle Interno, que será realizado nos dias 23 e 24 de agosto, em São Paulo, terá como um dos destaques da programação um Panorama Internacional sobre transparência, dados abertos, prevenção e combate à corrupção. Visando a promover uma discussão sobre esses temas de fundamental importância para a sociedade brasileira, o Conselho Nacional dos Órgãos de Controle Interno (Conaci) confirma a primeira participação internacional no evento: Kendall Day, chefe adjunto da Seção de Integridade Pública do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Durante os sete anos em que atua nessa seção do Departamento de Justiça norte-americano, que tem jurisdição exclusiva sobre alegações de má conduta por parte de juízes federais e julga crimes de corrupção pública, Kendall Day esteve à frente de alguns dos assuntos mais importantes incluindo a investigação e acusação do lobista Jack Abramoff, do congressista Robert Ney, do ministro do Supremo Tribunal de Justiça do Estado de Nova York, Thomas Spargo, e de vários funcionários do alto escalão da Câmara e do Senado dos Estados Unidos.

O promotor público também esteve recentemente em Belgrado, Sérvia, a serviço da Embaixada de seu país. Ele atuou como assessor jurídico anticorrupção. Seu papel foi orientar os promotores sérvios, construindo uma estrutura anticorrupção no país, ajudando a criar leis e novas instituições para combater crimes e proteger os direitos dos acusados.

Para o presidente da Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo, Gustavo Ungaro, a participação de Kendall Day no evento vai agregar muito às discussões, devido à experiência que o promotor possui no combate à corrupção. “A participação de convidados internacionais, ao lado de destacados expoentes nacionais do controle da administração pública, vai enriquecer o debate do Encontro Nacional de Controle Interno, além de propiciar um grande intercâmbio de experiências e iniciativas voltadas à prevenção e ao combate à corrupção. A presença de um graduado representante do Departamento de Justiça norte-americano como o Sr. Day, reforça os elos entre os países comprometidos com a Parceria para o Governo Aberto (Open Government Partnership), demonstrando que alguns temas, por sua relevância e complexidade, demandam esforços sem fronteiras. Acredito que o grande encontro que ocorrerá na capital paulista poderá representar um importante momento público de valorização da ética, realce da legalidade e difusão da transparência, multiplicando bons exemplos e práticas exitosas da boa gestão pública”, fala Gustavo Ungaro.

O Panorama Internacional que contará com a participação de Kendall Day ocorrerá no dia 24 de agosto, das 9h30 às 12h30, no auditório Ulysses Guimarães, do Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Saiba mais sobre Kendall Day

Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Ministério da Justiça, Kendall Day recebeu o Prêmio de Procurador-Geral por Serviços Distintos (Attorney General´s Award for Distinguished Service) e o Prêmio de Procurador-Geral Adjunto por garantir a integridade do Governo (Attorney General’s Award for Ensuring the Integrity of Government). Antes de atuar na Seção de Integridade Pública, Kendall Day entrou para o Departamento de Justiça através do Programa de Honra e foi procurador na Divisão de Impostos, onde são investigados e processados os crimes contra o Tesouro dos Estados Unidos. Ele se formou na Universidade de Virginia, na Faculdade de Direito, e foi escriturário para o juiz distrital Benson Everett Legg do Distrito de Maryland. Day também recebeu seu diploma de graduação com a mais alta distinção em Literatura Italiana e Humanidades da Universidade de Kansas.

.................................................................................................................................

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação CONACI

Aline Cesconetto -  Contato

Produção de texto: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099



Controladoria leva projeto Ouvidoria Itinerante à região norte de Palmas

A 5ª edição do Projeto Ouvidoria Itinerante aconteceu nesse sábado, 19,na região norte de Palmas. A ação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da...

saiba mais

Resolução do Conaci aprova Manual produzido pela CGU como referencial técnico para as controladorias

Durante a última Reunião Técnica do Conaci (RTC), em Fortaleza, foi aprovado, por meio da Resolução nº 007/2019, o Manual de Orientações Técnicas da Atividade..

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018