Fortaleza adere ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias- PROCOR

16 de Abril de 2019 ← ver outras

Procor busca auxiliar os órgãos e as entidades da União, do Estados, dos Distrito Federal e dos Municípios na execução de suas atividades correcionais. 

 

O município de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município- (CGM), aderiu nesta segunda-feira (15), ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR). A secretária-chefe da CGM, Luciana Lobo, esteve reunida, em Brasília, com o corregedor-geral da União (CRG), Gilberto Waller Junior, para a assinatura do termo de adesão. 

 

O PROCOR, instituído pela Portaria nº 1.000/2019, busca aprimorar, fomentar, fortalecer os mecanismos de controle interno para apoiar, auxiliar os órgãos e as entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na execução de suas atividades correcionais. 

 

As instituições aderentes receberão cursos e treinamentos na área; distribuição de material orientativo; além de sistemas informatizados da CRG. Elas também farão parte da Rede de Corregedorias, que integrará informações e definirá estratégias conjuntas de atuação.

 

O Programa tem como objetivos: a integração das atividades correcionais; o aprimoramento na condução de procedimentos correcionais; o aperfeiçoamento da gestão de processos; o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar as apurações correcionais; e o intercâmbio de informações e de experiências entre as Corregedorias.A Controladoria Geral do Município (CGM) de São Paulo e a Bahia, por meio da Secretaria de Administração do Governo do Estado, assinaram o mesmo Termo de Adesão no fim do mês de março. 

 

Decreto regulamenta as atribuições da Corregedoria Geral do Município.  

 

No dia 4 de abril, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto nº. 14391, de 29 de março de 2019, que regulamenta as atribuições da Corregedoria Geral do Município de Fortaleza. O referido Decreto, considerado um marco para a Corregedoria Geral do Município, nasceu da necessidade de regulamentação das atribuições da Corregedoria e visa fortalecer a unidade de correição, explicitando e sua finalidade e atribuições. 

 

A Corregedoria Geral do Município de Fortaleza, setor que integra a estrutura organizacional da Controladoria Geral do Município – CGM, tem como objetivo consolidar-se como um órgão correcional moderno, célere e transparente, acessível, atuante, eficaz e com alto grau de confiabilidade perante a sociedade.

 

Dando prosseguimento ao fortalecimento das ações de correição no âmbito municipal e buscando ampliar a capacitação dos servidores, no dia 25 de abril a Corregedoria será tema principal da segunda reunião da Rede de Controle Interno Gestão de Riscos e Governança. O evento acontecerá às 14h, no auditório do Paço Municipal e terá como palestrante o auditor federal de finanças e controle da Controladoria Geral da União (CGU), Roberto Medeiros, responsável pelo setor de Corregedoria da CGU no Ceará.

Assessoria de Comunicação da CGM- Fortaleza 

Karla Camila 

85-3465-2184/85-988174743 

Email: karla.sousa@fortaleza.ce.gov.br 

Instagram: @cgmfortaleza/ Facebook:cgmfortaleza 



Controladoria realiza oficina de capacitação em sindicância para servidores do Executivo

saiba mais

CGE realiza oficina para definição dos programas da secretaria

Gestores e colaboradores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) participaram, na última quarta-feira (12), de oficinas para a definição e..

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018