LAI: iniciativas do Amapá são disseminadas entre agentes públicos

09 de Novembro de 2012 ← ver outras

A Lei de Acesso à Informação (LAI), que entrou em vigor no Brasil no dia 16 de maio de 2012, exige dos poderes governamentais a divulgação de informações sobre os dados produzidos no ambiente público. No Amapá, a primeira iniciativa veio antes mesmo da criação da LAI, com a decisão do governador Camilo Capiberibe que disponibilizou os salários dos servidores de forma nominal na internet.

De acordo com o auditor-geral do Amapá, Mauricio Vianna, outra medida adotada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), após a Lei 12.527, foi a criação do Grupo de Trabalho (GT) que irá socializar as exigências da LAI.

O auditor-geral ressalta ainda que o GT tem como objetivo implementar a Lei 12.527, visando a disseminar informações e possibilitar o diálogo permanente entre os agentes públicos sobre a agenda de transparência e o acesso à informação.

Dentre as iniciativas já assumidas pelo Amapá, a Auditoria Geral do Estado (AGE) promove, por meio do Núcleo de Prevenção e Orientação, desde maio deste ano, diversas palestras.

De acordo com o coordenador de Prevenção e Orientação da AGE e representante do grupo de trabalho da LAI, Edilson Pereira, todas as questões levantadas nas palestras serão encaminhadas ao grupo para que sejam tomadas as decisões e repassadas a cada gestor.

"O grupo está trabalhando. Estamos anotando os questionamentos e sugestões dos servidores que serão discutidos pelo GT, com a missão de elaborar o cronograma para dar prosseguimento às ações e regulamentar o decreto da LAI no Estado", finaliza Edilson Pereira.

O GT é formado pela Procuradoria Geral do Estado, Gabinete Civil do Governo do Amapá, Secretaria de Estado da Administração (Sead), Escola de Administração Pública (EAP), Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap) e Auditoria Geral do Estado (AGE).

.................................................................................................................................

Informações para a imprensa:

Texto: Amelline de Queiroz | melliborges@hotmail.com

Telefones:  (96) 2101-1117/ 9165-1012

Site: 
www.auditoria.ap.gov.br
 
Assessoria de Comunicação CONACI:  Aline Cesconetto  -  Contato
Produção: Tríade Comunicação | (27) 3225-0099
Foto: Auditoria Geral do Estado do Amapá



Entenda o que faz do Ceará o estado mais transparente do país em Contratações Emergenciais no combate à Covid-19

Desde o surgimento da pandemia da Covid-19 no Ceará, em março deste ano, o Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado...

saiba mais

Servidores da CGE/TO participam de curso voltado à Corregedoria promovido pelo Tribunal de Contas do Estado

Os servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) estão participando do curso “Sindicância e Processo Administrativo Disciplinar” promovido pelo Tribu...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018