Minas Gerais: Controladoria promove capacitação sobre cartéis em licitação

09 de Junho de 2015 ← ver outras

A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE) realizou, na última segunda-feira (8/6), o terceiro curso de capacitação para servidores do órgão. A palestra “Cartéis em Licitação: Identificação e Repressão” foi ministrada por Lucas Freire, coordenador-geral Processual da Diretoria Administrativa do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O evento contempla a proposta adotada pela nova gestão da CGE de promover a capacitação profissional e atuar de forma incisiva no combate à corrupção.

Durante a abertura do curso, o controlador-geral de Minas Gerais, Mário Spinelli, destacou a importância da atuação articulada com o Cade. “A parceria nos permite trabalhar com o banco de dados do Conselho de forma a identificar possíveis práticas de cartel para que possamos ter uma visão mais aprofundada do problema”, ressaltou.

A palestra, realizada na Cidade Administrativa, contou com a participação de cerca de 100 servidores, a maioria auditores internos (seccionais/setoriais). Entre os temas abordados, estão o Novo Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência, penalidades, desafios e formas de prevenção. O coordenador também selecionou e apresentou aos participantes uma série de sinais que apontam para indícios de cartel. “Com o cartel você faz um furto em massa, você causa dano a vários consumidores de uma vez só, no nosso caso, dano aos estados, municípios e órgãos públicos que deverão realocar recursos e prover menos serviços à sociedade”, afirmou Lucas.

Capacitações

Spinelli destacou que esta é mais uma tentativa de desenvolver a proposta de capacitar o servidor com olhar mais crítico. Este mês, servidores da CGE já receberam capacitação sobre prevenção e apuração de ilícitos administrativos e assistiram a várias palestras sobre o combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, em curso realizado em parceria com o Ministério da Justiça.

Além de atuar no treinamento dos seus servidores e no combate à corrupção, a CGE-MG tem investido no aumento da transparência. Além disso, tem proposto a modificação de procedimentos e buscado parcerias para fortalecer a gestão e melhorar as ferramentas de controle interno.

——————————————

Informações para a imprensa:

Assessoria de Comunicação da CGE-MG

Telefone: (31) 3915-8956

E-mail: ascom@controladoriageral.mg.gov.br

Site: www.controladoriageral.mg.gov.br



Controladorias de Pernambuco e Minas Gerais trocam experiências na área de gestão de riscos

Fortalecer o processo de gestão de riscos já iniciado em sua estrutura organizacional. Esse é o foco da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) ao...

saiba mais

Atividades de controle interno contribuem para a eficiência da gestão pública

O controle interno é um dos macrossetores da Controladoria-Geral do Estado do Tocantins (CGE-TO) e atua na orientação e no monitoramento da correta aplicação do dinheiro público   Dentre ...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018