A Prefeitura de Fortaleza lança Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal

As manifestações do cidadão podem ser realizadas pela internet

 

 

O cidadão de Fortaleza ganha mais uma ferramenta para realizar suas manifestações, que agora, podem ocorrer por meio da internet, através do Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom). A plataforma que está sendo implantada durante o mês de novembro nos órgãos da Prefeitura de Fortaleza (PMF) foi desenvolvida pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) e a Secretaria de Finanças (Sefin), com o objetivo de estreitar os laços do cidadão com a gestão. O interessado pode acessar por meio do endereço eletrônico www.ouvidoria.cgm.fortaleza.ce.gov.br ou através do catálogo de serviço existente no próprio portal da PMF.

 

 

O Siscom está unificando a base de dados utilizada pelas Ouvidorias, possibilitando manter um histórico das manifestações, por tipo e nível de serviço, dentre outros requisitos necessários à efetividade de um sistema integrado e on-line. As equipes de Ouvidoria dos órgãos da administração estão recebendo treinamento para utilizar a nova ferramenta, que já está sendo gradualmente disponibilizada para o atendimento da população. A conclusão de todo o processo está prevista para a primeira quinzena do mês de dezembro com o lançamento, também, de um aplicativo para celular. Outra inovação é a possibilidade de o usuário fazer sua manifestação de forma anônima e poder acompanhar todo o trâmite do processo através de um número de protocolo e senha gerados automaticamente por ocasião do envio da demanda através do sistema. Por meio da plataforma é possível externar sugestões, elogios, solicitação de informações sobre os serviços, reclamação ou denúncia.

 

 

Para a secretária chefe da CGM, Luciana Lobo, o serviço de ouvidoria possibilita ao cidadão ser co-criador de políticas públicas para o município. "A Ouvidoria é o principal canal de comunicação entre a população e as várias instituições governamentais. Através desse processo, procuramos fortalecer a democracia, e o cidadão deixa de ter papel de espectador para participar ativamente na construção de soluções para a cidade”, ressaltou Luciana.

 

 

Durante o primeiro semestre de 2020 foram realizadas 855 manifestações, da quais, 92,32% corresponderam a pedido de informações enquanto que 3% envolveram reclamações ou denúncias. Entre os pedidos mais recorrentes estão os serviços públicos diretamente ligados ao cidadão, como tributos, saúde e trânsito.

 

 

Saiba mais – O cidadão entra em contato com a Ouvidoria Geral do Município por meio do e-mail: ouvidoriageral.cgm@fortaleza.ce.gov.br, telefones: 3105.1501 ou 3105.1502, ou de forma presencial na Avenida Heráclito Graça, 750, Centro.

 

Fonte:
Eduardo Lobo
Jornalista – Especialista em Assessoria de Comunicação
MTE JP 2083/CE
(85) 9601 7659