Ações de transparência e controle no enfrentamento ao Covid-19 é pauta de reunião virtual no Conaci

03 de Abril de 2020 ← ver outras

A transparência das compras e contratações é ferramenta essencial para o exercício do controle social pela população.

 

Os membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) se reuniram ontem, 2, para discutir ações de transparência e controle no enfrentamento ao Covid-19. O objetivo é compartilhar as melhores práticas adotadas e fortalecer o sistema de controle interno do país.

 

As apresentações foram realizadas pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo (Secont/ES) e pela Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG). Devido à urgência das aquisições/contratações, há um risco maior de ocorrência de situações que possam comprometer a realização de procedimentos em conformidade com os princípios que regem a boa aplicação dos recursos públicos. “É importante lembrar que no momento em que as compras emergenciais são realizadas, o controle é a ferramenta que a população quer para não haver sobrepreço e para não haver uma série de outros problemas que podem ocorrer”, ressalta o secretário de Estado de Controle e Transparência do Espírito Santo, Edmar Camata. 

 

Camata também apresentou o Guia Orientativo para Compras e Contratações desenvolvido pela Subsecretaria de Controle, que tem o objetivo de fornecer orientações ao Órgão do Governo do Estado do Espírito Santo quanto aos procedimentos a serem adotados nas compras diretas destinadas exclusivamente ao enfrentamento da calamidade de saúde pública e estado de emergência decorrentes do novo Coronavírus (COVID-19) e ressaltou que a transparência está sendo uma grande aliada nesses dias, pois à medida em que são realizados os gastos, o Portal de Transparência do Estado é atualizado e, assim, o controle social é estabelecido.

 

A Subcontroladora de Transparência e Integridade do estado de Minas Gerais, Nicolle Bleme, apresentou as ações de transparência desenvolvidas pelo governo estadual. O Portal de Transparência de Minas disponibiliza, para consulta e controle social dos cidadãos, todas as contratações emergenciais destinadas ao enfrentamento do Covid-19 no estado.  Segundo Nicolle, a mobilização dos vários setores envolvidos foi um dos desafios enfrentados.  

 

A equipe da Controladoria-Geral da União também esteve presente à reunião para dirimir as principais dúvidas dos estados e municípios em relação às medidas adotadas pelo órgão de controle do governo federal.

 

O Conaci está se adequando rapidamente para não interromper as atividades e continuar contribuindo para a melhoria do controle e da gestão no país. A necessidade de se adequar às tecnologias para produtividade e eficácia nas ações de trabalho é fundamental no momento vivenciado pela sociedade.

 

Confira aqui o Guia Orientativo da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo.
 



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018