AGE coordena fiscalização de gastos públicos durante pandemia

01 de Abril de 2020 ← ver outras

A partir de agora, os gastos do governo nas compras públicas visando diminuir os impactos da pandemia do  novo coronavirus no Pará serão fiscalizados e monitorados por uma comissão coordenada pela  Auditoria Geral do Estado (AGE).

 

"A comissão de fiscalização é uma importante estratégia do Estado nesse momento em que a prioridade é garantir aos paraenses condições para enfrentar a crise que veio com o coronavirus, sem perder o controle do orçamento", disse o auditor-geral, Giussepp Mendes, que coordena a comissão encarregada de supervisionar as aquisições públicas por órgãos e entidades da administração estadual na forma de compra direta, sem as regras de licitações, devido a urgência das ações governamentais no combate à covid-19.

 

Para  o monitoramento das aquisições, a AGE tem o apoio dos Ministérios Públicos Federal (MPF), estadual(MPPA) e de Contas (MPC), além do Tribunal de Contas do Estado. A comissão já teve seu primeiro ato  à tarde de terça-feira, quando o governador Helder Barbalho reuniu com empresários do ramo atacadista. Na ocasião foi anunciado o chamamento público para contratação direta de empresas fornecedoras de alimentos. A modalidade acelera a prestação do serviço e a entrega das cestas de alimentação para alunos da rede pública que tiveram as aulas suspensas como medida de prevenção ao surto de covid-19.

 

As próximas ações da comissão  devem ocorrer está semana logo após a publicação do decreto no Diário Oficial do Estado formalizando a instalação da comissão.

 

Fonte:

AGE/PA



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018