Artigo sobre atividade de controladoria ganha projeção internacional

A diretora de Orientação ao Gestor e Informações Estratégicas da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (DOGI/SCGE), Thayse Galvão, assina um artigo científico publicado na edição número 32 da Administratie Management Public (AMP). Organizada pela Universidade de Estudos Econômicos de Bucareste (Romênia), a revista acadêmica internacional aborda uma série de temáticas relacionadas à gestão pública e assuntos correlatos. Em seu artigo, Thayse aborda a atividade de controladoria no âmbito do poder executivo no Estado de Pernambuco.
 
“Functions of municipal comptroller offices: a study among city halls from Pernambuco State (Funções das controladorias municipais: um estudo das prefeituras do Estado de Pernambuco)” é o tema do artigo da diretora da DOGI, produzido a partir de sua dissertação do Mestrado em Controladoria pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Juntamente com Thayse, assinam os Phds e professores da UFRPE Carla Renata Silva Leitão e Antônio André Cunha Callado, respectivamente, orientadora na dissertação e coordenador do mestrado.
 
“Ter um artigo publicado numa revista de gestão pública internacional tem sua relevância científica, pois permite uma capilaridade para troca de experiências e contribui para o aprimoramento da gestão pública”, enfatizou a diretora.
 
PESQUISA – O artigo de Thayse na Revista AMP foi produzido com base em pesquisa realizada sobre as funções desempenhadas pelo controlador que atua nas prefeituras de 43 municípios pernambucanos, o que representa 23,5% do total. Foi investigada também a existência de uma relação entre essas funções e algumas características dos municípios, tais como receita atual, tamanho da população, área da unidade territorial e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
 
Como resultado de seu trabalho, a diretora da DOGI observou que 79% dos municípios declararam que realizam a função contabilidade; 81% a função gerencial; 46% a função tributária; 32% a função proteção e controle de ativos; 100% a função controle interno; e 81% a função de controle de risco. Além disso, o estudo constatou que apenas 23,26% deles realizam funções de controladoria, e que não existem diferenças estatisticamente significantes entre as variáveis levantadas inicialmente e as funções de controle exercidas.
 
O estudo também não verificou associação estatisticamente significante em relação à mesorregião em quais os municípios correspondentes da pesquisa estão inseridos e às quantidades de funções de controladoria exercidas. “Esse trabalho é fruto de muitas análises e informações relevantes para os gestores públicos. Por isso, acredito que possa servir com um apoio para auxiliar tanto na implantação, quanto na consolidação das atividades de controle a serem realizadas pelos municípios, buscando garantir a eficiência, eficácia e efetividade dessas ações”, explicou.
 
CONTEÚDO – A Administratie Management Public é uma revista publicada em inglês, duas vezes por ano. Os artigos são escritos por estudiosos, pesquisadores e profissionais de diversas áreas da gestão pública, como administração; políticas; serviços; economia e ambiente social; gestão das organizações não-governamentais e de recursos humanos no setor público; tomada de decisão em organizações públicas; governança; comunicação no setor público; sociologia; demografia; migração; globalização; dentre outros domínios relacionados.
 
A proposta da revista AMP é mostrar resultados de pesquisas; destacar novas abordagens teóricas, práticas e originais que foram apresentadas e analisadas pelos autores; apresentar soluções para os problemas dos gestores públicos; além de estimular a transferência de know-how nas áreas de administração e gestão pública. A versão digital está disponível no portal http://www.ramp.ase.ro/en/.
 
Fonte: 
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE)
E-mail: comunicacao.scge@cge.pe.gov.br
Fone: (81) 3183.0941 / 99644.2028