“Auditor Aprendiz” conquista o 2º lugar do VII Prêmio Projeto Inovador

O projeto "Auditor Aprendiz" da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) conquistou o 2º lugar na categoria Projetos Finalísticos Pequenas Iniciativas, do VII prêmio Projeto Inovador. A ação, que aconteceu dentro das atividades do 4º Seminário Internacional de Políticas Públicas para Cidades, realizado no Centro de Eventos do Ceará, estimula projetos diferenciados implantados por órgãos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura de Fortaleza, valorizando as boas iniciativas e tornando-as conhecidas no âmbito da gestão municipal.

 

Com recorde de participação, o VII Prêmio Projeto Inovador teve 114 inscrições, 42% a mais que na edição anterior. Classificaram para a final 20 projetos, que foram divididos nas seguintes categorias: Projetos Finalísticos Estruturantes, Projetos Finalísticos Pequenas Iniciativas, Projetos de Gestão Estruturantes e Projetos de Gestão Pequenas Iniciativas.

 

O projeto Auditor Aprendiz é o primeiro em escolas do Nordeste e busca estimular o exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais para o acompanhamento e fiscalização dos serviços públicos. A ação acontece em 10 escolas municipais, envolvendo jovens do 6º ao 9º ano, proporcionando dessa forma, a oportunidade de contribuir para melhoria do ambiente escolar.

 

 

Para a secretária-chefe da CGM, Luciana Lobo, o conhecimento adquirido pelos alunos contribui na difusão dos valores de cidadania. “O projeto está implantando em 10 escolas municipais, distribuídos em seis distritos educacionais. Em cada escola foram escolhidos 20 alunos para serem os condutores do processo e guiarem os colegas nesse projeto. Ao total foram impactados seis mil alunos. E nós entendemos que esse impacto não fica apenas nas escolas, esses alunos levam esse conhecimento para casa e ajudam a difundir os valores de cidadania e participação social”, destacou Luciana.

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, destacou a participação dos gestores. “Agradecemos cada gestor, cada servidor público que ousou e inovou em busca de aprimorar serviços, atender melhor a população, que no fim é o que nos interessa. A premiação como objetivo ser um meio para dar mais eficiência ao que fazemos, para qualificarmos melhor o serviço que prestamos ou criar um novo, promovendo uma vida melhor aos fortalezenses”, declarou Roberto Cláudio.

 

Saiba mais – Promovido pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) desde 2013, o Prêmio é mais uma ferramenta na construção de uma cultura de inovação no serviço público. Instituído por lei, ele reconhece e divulga práticas e experiências inovadoras da Prefeitura que contribuem para a melhoria e eficiência da gestão pública.

 

Projetos Finalísticos Estruturantes

1º – Emissão Online do Alvará de Funcionamento (Seuma)

2º – Projeto AMC Móvel (AMC)

3º – Agenda Climática (Seuma)

 

Projetos Finalísticos Pequenas Iniciativas

1° – Farmácia Clínica nas Centrais de Distribuição de Medicamentos nos Terminais (SMS)

2º – Auditor Aprendiz (CGM)

3° – Cidade da Gente – Requalificação Urbana de Baixo Custo, Rápida Implementação e Alto Impacto, Melhorando a Vida dos Fortalezenses (AMC)

 

Projetos de Gestão Estruturantes

1º – Busca Ativa/ Monitoramento da Frequência Diária do Estudante – Cada Aluno Importa (SME)

2º – Sistema de Gestão da Dívida Ativa Municipal (PGM)

3º – Modernização na Gestão de Rh/Folha (SEPOG)

 

Projetos de Gestão Pequenas Iniciativas

1º – Adoção de Espaços Públicos (Seuma)

2º – Instrumento de Monitoramento e Avaliação Intersetorial de Acompanhamento da Saúde do Programa Bolsa Familia (SMS)

3° – Operação Esquina Segura (AMC)

 

Fonte:
Prefeitura de Fortaleza
Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)
Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – Fortaleza – CE
Assessoria de Comunicação: (85) 3465 2184
Assessor – Eduardo Lobo (85) 996017659
Jornalista – Especialista em Assessoria de Comunicação
MTE JP 2083/CE