Banco Mundial apoiará projetos do Conaci para o desenvolvimento dos órgãos de Controle Interno no Brasil

Dentre as iniciativas previstas estão a elaboração de um projeto de Diagnóstico Nacional do Controle Interno e o desenvolvimento de um curso EAD sobre a metodologia IA-CM.

 

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno, Leonardo Ferraz, e a secretária executiva do Conaci, Renata Rezende, estiveram reunidos na última quarta-feira, 24, na sede do Banco Mundial, em Brasília/DF, com a especialista sênior em gerenciamento financeiro da prática global de governança do Banco Mundial, Susana Amaral. O objetivo do encontro foi aprovar os projetos da instituição que serão apoiados pelo Banco, neste exercício.

 

Estão previstas, neste ano, a promoção de quatro seminários e consultorias a cinco órgãos membros do Conaci, para a implantação do Internal Audit – Capability Model – IA-CM.  Será contemplado, neste momento, um órgão por região do país, sendo escolhido de acordo com a manifestação voluntária de cada instituição, tendo como premissa o comprometimento na ação.

 

Ainda, no âmbito do Acordo de Cooperação, firmado entre Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Controladoria-Geral da União (CGU) e Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), ao qual o Conaci recentemente aderiu, está em discussão e planejamento a elaboração de um curso EAD sobre o modelo IA-CM, com previsão de conclusão até novembro de 2019. O Banco Mundial apoiará a iniciativa e o curso estará disponível aos órgãos membros do Conaci.

 

Entre os dias 26 e 28 de agosto será realizado, na sede do Banco em Brasília, um curso presencial sobre a metodologia IA-CM, que contará com a participação de servidores indicados pelos órgãos membros, com o apoio da CGU.

 

Mais ações

O Banco Mundial vai auxiliar no desenvolvimento de um projeto de Diagnóstico Nacional do Controle Interno. Esta iniciativa prevê a construção de um mapa do Controle Interno do país, e levantamento de possíveis fatores sociais, políticos e econômicos associados ao sucesso ou ao fracasso na efetividade dos órgãos de Controle Interno.

 

Sobre o IA-CM

O IA-CM é um framework internacional de avaliação da atividade de Auditoria Interna, o qual tem sido recomendado frequentemente pelo Banco, sobretudo nos órgãos de controle de estados e municípios que recebem seus recursos. Os benefícios esperados incluem o fortalecimento do Sistema de Controle Interno Nacional e a promoção de trabalhos de auditoria efetivos, que agreguem valor à gestão e garantam qualidade no gasto público.

 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação

Thais Venturatto
Telefone: (31) 99717-6339
E-mail: comunicacao@conaci.org.br