Belo Horizonte: Controladoria oferece treinamento em gestão de riscos para servidores

A Controladoria-Geral do Município, por meio da Subcontroladoria de Transparência e Prevenção da Corrupção, realizou nos dias 13, 15, 16 e 17 de dezembro treinamento em gestão de riscos para os servidores dos órgãos e entidades integrantes do Programa de Fomento à Integridade Pública e à Gestão de Riscos (PFIP). 

Foram disponibilizadas três vagas por unidade administrativa da PBH. Os trabalhos foram conduzidos pelos servidores Manoel Tolentino, auditor de controle interno na Prefeitura de Belo Horizonte, e Daniel Espínola, auditor federal de finanças e controle da Controladoria-Geral da União (CGU), que ministraram aproximadamente 12 horas de conteúdo sobre questões gerais do gerenciamento de riscos e sobre riscos de integridade propriamente ditos.

A capacitação destacou os principais aspectos abordados no “Guia De Gerenciamento De Riscos Aplicado Ao Setor Público”, instituído pela Portaria CTGM 014/2021 (disponível em: https://prefeitura.pbh.gov.br/sutransp/cartilhas-manuais). As fases 4 e 5 do PFIP, que se destinam especificamente à análise, identificação e a propositura de medidas de tratamento aos riscos de integridade, deverão ser desenvolvidas em conformidade com as orientações práticas contidas no Guia de Gerenciamento de Riscos Aplicado ao Setor Público.

Com o treinamento, espera-se que os integrantes dos Comitês de Integridade dos órgãos e entidades que aderiram ao PFIP elaborem a relação de riscos de cada unidade, com suas probabilidades e impactos, a matriz de calor e, por fim, os respectivos planos de gestão de riscos de integridade.

 

Créditos da foto: Conexão Inovação Pública RJ

 

Fonte:

PBH