BH: Conheça o projeto Aluno Auditor

O Projeto Aluno Auditor foi lançado em outubro de 2017. Desenvolvido pela Controladoria Geral do Município e pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), o projeto tem por objetivo provocar nos estudantes reflexões sobre a importância da participação dos cidadãos e do controle social na vida pública. Além disso, busca estimular o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação da cidadania das crianças e jovens estudantes.

 

Fruto de uma de cooperação técnica firmada entre a Controladoria Geral do Município e a Controladoria Geral do Distrito Federal, o Projeto Aluno Auditor utiliza a metodologia de auditoria como instrumento central para que os próprios estudantes identifiquem problemas em suas escolas, avaliem suas causas e busquem soluções. Ao participar do projeto, professores, estudantes e colaboradores das instituições são estimulados a pensar sobre as causas e as soluções de problemas que surgem no contexto escolar.

A iniciativa visa proporcionar uma experiência pedagógica que permita ao aluno/cidadão reconhecer que sua participação no acompanhamento da execução da política pública está diretamente relacionada com a qualidade do serviço público prestado.

 

Em 2017, foi realizada uma versão piloto do projeto em nove escolas da rede municipal de ensino, uma em cada regional do município de Belo Horizonte. Houve bastante engajamento de toda a comunidade escolar – estudantes, professores, monitores, diretores etc. – no desenvolvimento das ações, culminando em resultados positivos que atingiram o objetivo proposto, o que proporcionou a continuidade e a ampliação do projeto para 2018. Em 2019, ele será realizado em 27 escolas da Rede Municipal de Educação.

https://youtu.be/kYgdCFZUoVY

 

Fonte:

Prefeitura de Belo Horizonte

Prefeitura de Belo Horizonte