Cage RS lança pesquisa para ouvir gestores públicos estaduais sobre sua atuação

A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do Rio Grande do Sul (Cage) tem como propósito, firmado em seu planejamento estratégico, qualificar a gestão pública para a realização de seus objetivos em prol do bem-estar da sociedade gaúcha. E, nessa esteira, tem a missão de promover a boa governança dos recursos públicos por meio de orientação, controle, combate à corrupção e estímulo ao controle social. Tais direcionamentos estratégicos denotam a natureza colaborativa da sua atuação com os demais órgãos e entidades da Administração, executores das políticas públicas do Estado.

 

Neste sentido, e a fim de angariar elementos para o contínuo aperfeiçoamento de seus processos, a Cage lançou, em 18 de janeiro, uma pesquisa de percepção dos gestores públicos sobre a sua atuação. Essa pesquisa, aplicada por meio de formulário digital, foi desenvolvida pela equipe diretiva da Cage, ao longo do 2º semestre de 2020, cujo escopo contempla aspectos estratégicos e táticos submetidos à avaliação das autoridades máximas e diretores de todos os órgãos e entidades estaduais. A iniciativa, além de fortalecer a imagem da Cage junto à Administração Estadual, permitirá a mensuração do atingimento dos seus objetivos estratégicos relacionados aos resultados para as partes interessadas. 

 

O contador e auditor-geral do Estado, Rogério da Silva Meira, considera de extrema importância colher tal percepção dos gestores, após dois anos de interação com o Órgão de controle interno do Estado. Ressalta que as afirmações e sugestões obtidas serão avaliadas com muito interesse e critério, no intuito de fortalecer, aperfeiçoar e/ou corrigir processos, em benefício da própria Administração.

A pesquisa integra um projeto maior, em andamento na Cage, destinado a promover uma ampla análise de sua estrutura, processos e metodologia. A percepção dos gestores, após sistematização, revelará uma perspectiva externa, necessária na atual fase de diagnóstico, em que também está sendo colhida a contribuição de todos os seus servidores. A Cage planeja aplicar a pesquisa anualmente, sendo aprimorada a cada nova edição.

 

Fonte:
Gisele Gonçalves
Jornalista
Assessoria de Comunicação da Cage