Canais de Ouvidoria e Acesso à Informação estão sendo utilizados pela população no enfrentamento ao coronavírus

Central de Atendimento 155 e Ceará Transparente auxiliam população com orientações e informações sobre a Covid-19

 

Canal direto de comunicação do cidadão com o Governo do Estado, as ferramentas de Ouvidoria e Acesso à Informação estão sendo utilizadas pela população como mais uma via para orientações e informações no enfrentamento da pandemia de coronavírus no Ceará.

 

Desde o último dia 16 de março, a Central de Atendimento Telefônico 155 e a plataforma Ceará Transparente registraram 406 solicitações de informação e demandas de ouvidoria ligadas a Covid-19. No total de 2.919 manifestações de ouvidoria e solicitações de informação registradas no período, cerca de 14% dos registros estão relacionados ao novo coronavírus.

 

“Nossos canais de controle social também estão sendo utilizados pela população para o esclarecimento de informações sobre o coronavírus. As informações mais demandadas pelos cidadãos estão ligadas ao funcionamento de equipamentos, formas de prevenção, coleta de exames e resultados, dados sobre casos registrados e ainda informações sobre o funcionamento de estabelecimentos que infringem as recomendações sobre o isolamento decretado pelo Governo do Estado”, fez questão de explicar o secretário executivo da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Marconi Lemos.

 

“Vale ressaltar ainda que informações mais complexas, que necessitam de entendimento técnico e avaliação de corpo médico são encaminhadas para a Secretaria de Saúde (Sesa), por meio do Ceará Transparente ou da Central 155. Como medida para agilizar esse atendimento, a CGE implantou uma funcionalidade de transferência direta pelos teleatendentes. Quando impossibilitado de atender a demanda do cidadão, os profissionais encaminham direto para a equipe da saúde, no Tele Saúde, por meio do número 0800-275-1475”, explicou.

 

Otimização dos canais de controle social no combate ao coronavírus

Para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos por meio dos canais de controle social do Estado, a CGE está capacitando os profissionais que atuam na linha de frente no repasse de informações. “Os nossos teleatendentes estão recebendo orientações repassadas pela Escola de Saúde Pública (ESP) e pela Sesa constantemente. Com isso buscamos manter a unidade das informações ligadas ao enfrentamento do coronavírus”, destacou a coordenadora de Ouvidoria da CGE, Larisse Moreira.

 

Como principal porta de entrada das demandas de Ouvidoria e Acesso à Informação do Estado, a Central 155 também está mantendo seu horário normal de funcionamento, das 07h às 20h, de segunda à sexta-feira. “Adotamos ainda, como medida para agilizar o atendimento realizado pela Ouvidoria do Estado por meio do Ceará Transparente, a triagem de manifestações ligadas a Covid-19”, ressaltou.

 

Ainda no que tange as ações voltadas para a Central 155, a CGE está disponibilizando gravações com informações sobre o enfrentamento a Covid-19 nos horários em que o serviço não está em funcionamento.

 

Canais de Atendimento Gratuitos 

Participe, acompanhe e faça valer o seu direito de cidadão. Acesse Ceará Transparente ou envie e-mail para ouvidoria.geral@cge.ce.gov.br. Você também pode acessar os canais que seguem abaixo.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br