CGE apresenta balanço de ações itinerantes de Ouvidoria e Transparência

A ações foram realizadas na Região do Cariri, entre os v dias 15 e 19 de julho.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) divulga, nesta quarta-feira (24), o balaço geral das ações itinerantes de Ouvidoria e Transparência realizadas na Região do Cariri, durante os dias 15 e 19 de julho. A ação, que envolveu atividades de atendimento itinerante, pesquisa de satisfação de serviços públicos e visitas técnicas, teve como objetivo reduzir as distâncias entre o Governo do Estado e os cidadãos.

 

“Esta é a segunda ação que fazemos neste sentido. Em junho deste ano, nós organizamos uma espécie de ação piloto, onde pudemos testar a aceitabilidade das atividades e assim, planejar algo maior, como a ação que foi realizada no Cariri. Para se ter noção, ao logo da semana, em que estivemos itinerantes pelo Crato e Juazeiro, registramos 269 manifestações de Ouvidoria e Acesso à Informação, isso foi surpreendente, principalmente porque 158 manifestações do número total foram de elogios”, fez questão de explicar o articulador de Ouvidoria da CGE e responsável por comandar a ação itinerante no Cariri, Jean Lopes.

 

“Também foi muito interessante perceber o quanto uma ação deste tipo pode mobilizar uma cidade, sendo muito mais eficiente que atendimento por meio de uma ferramenta digital. No caso da região do Cariri, o boca a boca da população e o intermédio das rádios locais foram fundamentais para a divulgação da ação e, consequentemente, para tornar de conhecimento público serviços tão importantes como o de Ouvidoria e Acesso à Informação”, frisou.

 

Ações itinerantes

 

Além dos atendimentos móveis realizados em espaços públicos, como a Expocrato 2019 e o Vapt Vupt de Juazeiro do Norte, e da aplicação da Pesquisa de Satisfação dos Serviços Públicos, como Metrô do Crato e o Hospital regional do Cariri, a CGE realizou visitas técnicas às unidades setoriais de Ouvidoria e  Acesso à Informação do Estado.

 

 

“Em visita a Coordenação Regional de Desenvolvimento da Educação de Juazeiro do Norte (CREDE 19), a Universidade Regional do Cariri, ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Crato) e ao Hemoce de Juazeiro do Norte, nós aproveitamos para tratar assuntos relacionados ao funcionamento das ouvidorias, tratamento das manifestações e desempenho das ouvidorias e seus indicadores, bem como a proposições referentes a ações e projetos na área de controle social”, destacou.

Fonte: