CGE cede à Escola de Governo sistema de emissão de certificados

O pedido de parceria surgiu da necessidade de expedição de mais de 20 mil certificados aos participantes de cursos remotos promovidos pela Escola de Governo em 2020

 

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) adequou e cedeu o sistema eletrônico desenvolvido e utilizado pelo órgão para a emissão de certificados em capacitações digitais realizadas pela Escola de Governo.

 

A adequação da ferramenta atende solicitação da Escola de Governo, formalizada no fim de 2020, de consultoria técnica para a implantação de sistema similar na unidade administrativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

O pedido de parceria surgiu da necessidade de expedição de mais de 20 mil certificados aos participantes de cursos remotos promovidos pela Escola de Governo no ano de 2020 em função da pandemia do coronavírus.

 

Devido à urgência e ao quantitativo de certificados a serem emitidos, a CGE-MT adequou o sistema para atender as necessidades da Escola de Governo e também inseriu o conteúdo dos mais de 20 mil certificados na base de dados da ferramenta para resolver o passivo.

 

O secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, ressalta a importância da parceria com a CGE, principalmente no sentido de fomentar a capacitação e atualização de conhecimento dos servidores estaduais neste cenário de pandemia.

 

“Só para se ter uma ideia, em dois anos o número de servidores capacitados pela Escola de Governo cresceu 366%. No total, 28.379 qualificações foram realizadas nos anos de 2019 e 2020. Somente em 2020, o desempenho bateu recorde e foi o maior entre os registros da Escola, totalizando 23.387 certificações em 10 meses. Nesse contexto, a ajuda da CGE-MT é extremamente importante”, argumenta.

 

A consultoria técnica à Escola de Governo coube à Superintendência de Inteligência da CGE-MT, unidade responsável pelo desenvolvimento e manutenção da ferramenta.

 

O superintendente de Inteligência da CGE-MT, Aprígio Guilherme Miranda de Freitas, destaca que a adaptação do sistema para a Escola de Governo já contemplou, inclusive, a versão 2.0 que estava em desenvolvimento para a Controladoria.

 

“Uma das peculiaridades é a possibilidade de os alunos consultarem, por CPF, a relação de cursos feitos e gerarem a lista dos certificados que podem ser emitidos on-line. Outro diferencial é a possibilidade de confirmação da autenticidade do certificado emitido pelo sistema”, pontua.

 

 

Clique AQUI para conferir o sistema adaptado para a Escola de Governo e aproveite para emitir seus certificados, caso tenha feito cursos on-line promovidos pela Escola de Governo em 2020.

 

Histórico

 

Sistema de Capacitações da CGE foi desenvolvido no ano de 2015. No período de 2015 a 2018, além de atender às demandas de capacitação da CGE, a ferramenta também foi “emprestada” a outros órgãos, como a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Seplag, para a recepção de inscrições e emissão eletrônica de certificados alusivos a eventos com grande volume de participantes.

 

Nos anos de 2019 e 2020, o uso da ferramenta pela CGE teve grande impulso em virtude da realização dos eventos comemorativos aos 40 anos da Controladoria e das orientações virtuais (lives) decorrentes da pandemia do coronavírus. Entre eventos externos e internos, foram realizados 34 com a recepção prévia de mais de 9 mil inscrições e emissão de 5.000 certificados.

 

Funcionamento

 

Pelo sistema, funciona assim: servidores com acesso de administrador cadastram os cursos com inscrições abertas para que o público-alvo se inscreva. Os servidores inscritos que alcançarem no mínimo 75% de frequência nas capacitações recebem nos e-mails informados no ato de inscrição um código para acessar o sistema e emitir o certificado, a ser guardado em arquivo eletrônico ou impresso quando necessário pelo participante.

 

O sistema possibilita consulta ao histórico de cursos realizados e certificados expedidos; anexar a apresentação dos facilitadores e outros materiais didáticos para acesso antecipado dos participantes; limitar número de participantes por eventos; gerar planilha excel com a relação de inscritos para efeito de lista de presença etc.

 

Fonte:

Ligiani Silveira

Analista Administrativo (Jornalista)

Assessora de Comunicação da CGE-MT

(65) 3613-4017 / 99982-0209