CGE empossa novos membros do Conselho do Sistema de Controle Interno

A eleição dos novos conselheiros titulares e suplentes foi realizada no dia 21 de junho de 2021

 

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) empossou, na última semana, os membros eleitos do Conselho do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo de Mato Grosso (CSCI) para o biênio 2021-2023. Na posse, os eleitos manifestaram a disposição e o compromisso de contribuir com estudos, projetos e ideias para as matérias colocadas em pauta.

 

“Resolvi me candidatar por um pensamento coletivo de contribuir e por um propósito pessoal de me manter motivada no trabalho. Agradeço a recepção de vocês (conselheiros natos e os que encerram o mandato) e a confiança dos colegas que votaram em mim. Pretendo trazer para o CSCI o lado dos auditores que estão fora da gestão, pois penso que eles também têm contribuições valiosas para os debates”, pontuou a auditora Priscila Alves Ferreira, a mais bem votada na eleição. 

 

O secretário-controlador geral do Estado, Emerson Hideki Hayashida, deu boas-vindas aos novos conselheiros e ressaltou que o foco de atuação do colegiado é o controle interno do Poder Executivo de Mato Grosso.  “Esperamos ter um mandato frutífero, com discussões institucionais voltadas para frente, para embasar a melhoria da CGE, do controle interno estadual e, consequentemente, da prestação dos serviços à população”, destacou.  

 

A eleição dos novos membros foi realizada no dia 21 de junho de 2021. Os conselheiros titulares eleitos são: Priscila Alves Ferreira, Sônia Regina Lopes e Claudemir Advíncula São Miguel. Já os conselheiros suplentes são: Wander de Oliveira Lima, André Luiz Costa Ferreira e Christian Pizzatto de Moura. Todos são auditores do Estado e foram eleitos por seus pares em votação secreta.

 

Deliberação e instância superior

 

Órgão de deliberação e instância superior, o CSCI tem como principal função: aprovar a política e as diretrizes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado de Mato Grosso.

 

O colegiado foi instalado em junho de 2015, como um desdobramento da Lei Complementar n. 550/2014, que transformou efetivamente a Auditoria Geral do Estado (AGE) em CGE.

 

Algumas das atribuições específicas do CSCI são: realizar estudos técnicos e aprovar os instrumentos legais relativos às funções de auditoria, controle, correição e ouvidoria; propor, analisar e deliberar acerca de matérias que visem à fixação de orientação técnica aos órgãos estaduais; deliberar, em última instância, sobre divergências de entendimentos técnicos no âmbito da CGE e sobre informações apresentadas pelas secretarias estaduais acerca das pendências indicadas em relatórios de auditoria.

 

O CSCI é formado por membros natos (o secretário-controlador geral, na atribuição de presidente, e os três secretários-adjuntos) e por outros três auditores titulares e três auditores suplentes escolhidos por seus pares por meio de voto direto e secreto para mandato de dois anos.

 

Fonte:

Juliene Leite
Técnica de Desenvolvimento Econômico e Social  
Assessoria de Comunicação – CGE-MT
(65) 3613-4017