CGE-MG lança sua Declaração de Apetite a Riscos

A Controladoria-Geral do Estado de MG apresenta sua “Declaração de Apetite a Riscos”. Obrigatória nas instituições financeiras pela transparência e segurança que proporciona aos investidores, a declaração da CGE é pioneira na administração pública nacional e reflete a cultura de governança de riscos do órgão.

 

O apetite a risco é o nível de risco que uma organização está disposta a aceitar enquanto persegue seus objetivos. De modo geral, o Apetite a Riscos tem a ver com a percepção dos riscos que uma organização pode assumir. Ao tê-los definidos, a organização estabelece o compromisso de gerenciá-los proativamente, o que irá traduzir-se em menos vulnerabilidade nas áreas finalísticas e menos surpresas em relação aos resultados alcançados.

 

“A declaração de apetite a riscos deixa claro para o corpo funcional o quanto a alta gestão está disposta a assumir riscos para que a instituição atinja seus objetivos estratégicos”, explicou o Controlador-Geral do Estado de MG, Rodrigo Fontenelle. “Trata-se de uma ferramenta essencial na medida em que dá suporte aos servidores no momento de aceitar ou não um risco identificado e na elaboração do plano de ação”, continuou Fontenelle.

 

Fonte:

CGE-MG