CGE participa de reunião virtual do Conselho Nacional de Controle Interno

Um dos assuntos será a apresentação dos resultados da parceria firmada entre o Conaci e o Banco Mundial para a avaliação do grau de maturidade dos órgãos de controle interno do país

 

O secretário-controlador geral do Estado de Mato Grosso, Emerson Hideki Hayashida, participa nesta quinta-feira (06.08) da 35ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), a ser realizada de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet.

 

Um dos assuntos será a apresentação dos resultados da parceria firmada entre o Conaci e o Banco Mundial para a avaliação do grau de maturidade dos órgãos de controle interno do país, com base em método internacional desenvolvido pelo Instituto de Auditores Internos (IIA) para o setor público.

 

A Controladoria Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT) foi um dos cinco órgãos de controle interno do Brasil a ser avaliado na última edição da parceria (2019 /2020).

 

O trabalho envolveu a análise dos elementos: serviços e papel da auditoria interna, gerenciamento de pessoas, práticas profissionais, gerenciamento do desempenho e prestação de contas, cultura e relacionamento organizacional e estruturas de governança, nível de capacidade institucional, todos em cinco níveis de capacidade (do inicial ao otimizado).

 

A avaliação, consolidada em relatório acompanhado do plano de ação para as questões pendentes de implementação, vai servir de guia para o estabelecimento de práticas profissionais e procedimentos sustentáveis aplicados conforme os padrões internacionais. 

 

Além da CGE-MT, foram avaliados os órgãos de auditoria interna dos estados de Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Bahia e do município de Belo Horizonte (MG).

 

A CGE-MT se submeteu a mesma avaliação no período 2015 /2016. Entre uma avaliação e outra, houve um considerável avanço principalmente no gerenciamento de pessoas.

 

Os resultados da avaliação de 2015/2016 direcionaram ações estruturantes desenvolvidas pela Controladoria, a exemplo do fortalecimento da atividade de controle preventivo, da elaboração de programa de formação continuada para os auditores do Estado, da elaboração do manual dos processos e procedimentos de auditoria interna, da elaboração de planejamento anual de auditoria e controle preventivo com base em gestão de riscos.

 

Fonte:

LIGIANI SILVEIRA
Analista Administrativa/Assessora de Comunicação
(65) 3613-4017/99982-0209 (whatsapp)
www.controladoria.mt.gov.br
www.facebook.com/controladoriamt