CGE realiza oficina para definição dos programas da secretaria

O encontro contou com a participação de gestores e colaboradores das áreas do órgão.

 

Gestores e colaboradores da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) participaram, na última quarta-feira (12), de oficinas para a definição e elaboração dos programas da secretaria que irão compor o Plano Plurianual (PPA) 2020-2023. O Plano Plurianual é uma lei estadual que serve para direcionar a atuação do Governo por meio de diretrizes, objetivos e metas de médio prazo. O PPA foca em resultados para melhorias na vida do cidadão e passa também por um amplo processo de participação popular.

 

“A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) iniciou o processo de elaboração do PPA 2020-2023, já tendo sido executadas etapas que contemplam a definição dos Eixos e Temas Estratégicos. Agora estamos executando a etapa de elaboração dos Programas de Governo, que acontecerá em cada setorial”, afirmou Cássia Matos, da coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da CGE.

 

No PPA 2020-2023, a CGE se enquadra no eixo “Gestão Democrática para Resultados”. O encontro proporcionou a discussão para o levantamento de problemas, demandas, oportunidades e elaboração da justificativa, objetivo e indicadores dos programas criados para a CGE.

 

“As oficinas foram realizadas com sucesso, graças à participação dos colaboradores da CGE. Foram propostos o Programa Transparência, Participação e Controle Social; o Programa de Controle Interno Governamental e o Programa de Integridade. Para os três foram elaborados objetivos, justificativa, público alvo e indicadores programáticos. Após a validação pelos secretários, o material será enviado à Seplag para compor o PPA 2020-23”, ressaltou. 

 

Saiba mais

O PPA visa organizar, em programas, as ações que resultam em incremento de bens ou serviços que atendam demandas da sociedade. Além de possibilitar, de forma transparente, que a aplicação de recursos nos orçamentos anuais seja coerente com as diretrizes e metas estabelecidas.

 

O Governo do Ceará está realizando durante todo o mês de junho uma série de encontros regionais para elaboração do Plano Plurianual (PPA 2020-2023). Sob a coordenação da Seplag, técnicos do Governo irão a todas as macrorregiões de planejamento do Estado para ouvir os segmentos da sociedade, num amplo processo de participação popular.

Fonte: