CGE reúne prefeitos municipais para discutir parcerias firmadas com o Governo do Estado

O encontro foi realizado no auditório da Seplag, como parte da programação do 45º Fórum Permanente de Controle Interno.

 

Buscando auxiliar os municípios cearenses no processo de execução de parcerias financeiras com o Governo do Estado do Ceará, a Controladoria e Ouvidoria Geral (CGE) realizou, nesta terça-feira (19), o 45º Fórum Permanente de Controle Interno. O evento, que trouxe como tema o Sistema e-Parcerias, reuniu prefeitos municipais, representantes de secretarias e entidades estaduais, além de membros das Organizações Sociais (OS).

 

“Como órgão central de controle interno do Estado, que possui como missão assegurar a adequada aplicação dos recursos públicos, cabe a CGE estar atenta ao processo de transferência de recursos financeiros do Governo, mediando e facilitando a comunicação e o entendimento entre os envolvidos neste processo”, fez questão de explicar o secretário da CGE, Aloísio Carvalho.

”Desta forma, o evento de hoje teve como objetivo primordial nivelar informações sobre a atuação do Sistema e-Parcerias, discutir as dificuldades encontradas pelos parceiros relacionadas à inadimplência de alguns convênios e instrumentos congêneres e buscar possíveis soluções para otimizar o processo de transferência de recursos, mantendo sua transparência e efetividade”, ressaltou.

 

Também presente na ocasião, o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Nilson Diniz, destacou os anseios das prefeituras quanto ao encontro. “Nosso país está passando por um momento financeiro muito delicado, sendo assim, cada convênio que nossas prefeituras conseguem firmar, deve ser comemorado como uma grande vitória, pois são recursos financeiros que impactam bastante no cotidiano dos municípios”, frisou.

Trabalhos

 

Iniciando os painéis do Fórum, o secretário executivo da CGE, Marconi Lemos, apresentou o Sistema de Controle Interno do Estado e sua forma de atuação, destacando o papel da CGE como órgão central de controle. Em seguida o coordenador de Controladoria, Marcelo Monteiro, apresentou o Sistema de Parcerias do Estado e as legislações que regem o processo.

 

Dando continuidade ao evento, a orientadora de Contratos e Parcerias da CGE, Elayne Cavalcante, detalhou os módulos que compõe o e-Parcerias, permitindo que os participantes interagissem, por meio de um questionário, avaliando o sistema e propondo melhorias a serem realizadas pela CGE.

O 45º Fórum Permanente de Controle Interno foi realizado pela CGE, com apoio da Escola de Gestão Pública do Estado (EGP) e da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação CGE-CE

(85) 3101-3474

comunicacao@cge.ce.gov.br

www.cge.ce.gov.br | ouvidoria.ce.gov.br