
Governo de Pernambuco investe na capacitação de ouvidores da Rede Estadual
Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) investe na capacitação dos profissionais que respondem pela...
saiba maisA Controladoria Geral do Estado (CGE RJ), que completa um ano de existência no próximo dia 15 de junho, promoveu seu primeiro seminário de controle interno, com o tema ‘Gestão de Riscos e o Controle da Administração Pública’. O evento, realizado em parceria com o Banco Mundial e o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), aconteceu nesta quarta-feira (5/6), no auditório da Procuradoria Geral do Estado (PGE RJ). Participaram da abertura o secretário da Casa Civil e Governança, José Luís Zamith, o controlador-geral do Estado, Bernardo Barbosa, o presidente do Conaci, Leandro de Araújo Ferraz e o subprocurador-geral do Estado, Reinaldo Silveira.
O seminário reuniu profissionais da área de controladoria de todo o Brasil e discutiu a importância do trabalho de auditoria como suporte estratégico de tomada de decisão e governança e os principais desafios que enfrentam as organizações governamentais do país, no âmbito do controle interno.
– A CGE, que tem a atribuição legal de implementar ações de integridade no âmbito do Executivo estadual, está trabalhando para recuperar a eficiência e a credibilidade do Rio. O controle interno é um aliado da boa gestão e uma defesa para o Estado e para a população-, analisou o controlador-geral, Bernardo Barbosa.
O secretário da Secretaria da Casa Civil e Governança destacou o comprometimento do governador Wilson Witzel no combate à corrupção, citando a assinatura da Declaração de Transparência, Governança e Anticorrupção, elaborada pela CGE RJ.
- Um dos marcos do novo governo foi, na posse dos secretários, todos assinarem um termo de compromisso garantindo que não haverá tolerância para casos de corrupção e desvios-, declarou Zamith.
Para o presidente do Conaci, Leonardo de Araújo Ferraz, eventos como esse mostram a importância da atividade de controle como um pilar do Estado democrático.
- Não há democracia, e isso podemos dizer desde a Revolução Francesa, sem controle – disse Ferraz.
Palestras
A assessora da Controladoria Geral do Estado, Vanessa Boechat, iniciou o ciclo de palestras falando sobre o combate à corrupção e a promoção da integridade. O assessor especial da CGE RJ, Marcus Braga, foi o segundo palestrante e explicou o porquê de existir controle interno na esfera pública.
– Fazer um controle que dialogue com o gestor, que traga qualidade de dados, que reverta em eficácia, eficiência e efetividade está ligado diretamente com uma Administração Pública eficiente -, explicou Marcus Braga.
Também ministraram palestras no seminário o auditor da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) e chefe da controladoria setorial da autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Paulo Ribeiro Lemos, que falou sobre a implementação da gestão de riscos no setor público, e o auditor do Estado do Espírito Santo, Denis Penedo Prates, que apresentou um modelo de divisão de responsabilidades dentro do sistema de controle interno.
Confira aqui a reportagem: https://www.youtube.com/watch?v=SOw0N4frPXI
Fonte:
Assessoria de Imprensa da CGE RJ
E-mail: ascom@cge.rj.gov.br
Telefone: (21) 2333-1809
Site: www.cge.rj.gov.br
Vinculada à Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE), a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) investe na capacitação dos profissionais que respondem pela...
saiba maisOs membros do Comitê de Integridade da CGE iniciaram o treinamento para a utilização da ferramenta eletrônica que irá dar suporte à execução e acompanhamento...
saiba maisCONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018