CGM apresenta “AuditaFor” durante evento do Conselho Nacional de Controle Interno

O evento reúne representantes de todo o país em debates e apresentações de inovações relacionadas ao tema.

 

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) de Fortaleza apresentou o “AuditaFor”, durante a 34ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno. O evento que acontece entre dias 12 e 13 de março, em Vitória no estado do Espírito Santo, envolve municípios e estados brasileiros, em torno do debate de ações e estratégias para o fortalecimento do controle interno na área pública.

 

A coordenadora de Controladoria da CGM, Juliana Brauner, ressaltou os resultados após a implantação do sistema durante sua apresentação. “Os processos de Auditoria Interna, requerem muito tempo para o levantamento e consolidação dos dados. Ao informatizarmos os procedimentos manuais, conquistamos a celeridade dessas etapas, e dessa forma, potencializamos todo o trabalho desde o início, na fase de planejamento até a recomendação de melhoria”, informou Juliana.

 

O sistema de auditoria interna desenvolvido pela CGM unifica todas as etapas do processo, desde o planejamento, a preparação, a definição de cronogramas, o desenvolvimento de planos, as listas de verificação e a execução. Após a implantação da ferramenta em 2019, foram realizadas em Fortaleza, cerca de 92 auditorias internas em diferentes áreas da gestão, tendo como resultado mais de 1.200 dados catalogados.

 

No evento também foram abordados temas como: “Relacionamento  controle  externo  x  controle  interno:  limites  de atuação e desafios”; “Programa Integridade nos Estados: apresentação institucional da Transparência Internacional Brasil”; “Serviços  de  consultoria  no  âmbito  da  atividade  de  Auditoria Interna – a experiência da Controladoria Geral da União”; “Projeto de Implementação dos Controles Internos em municípios Receptores de Royalties de Petróleo – parceria Conaci x Petrobras”; “Aspectos práticos e desafios na aplicação da Lei Anticorrupção” além do lançamento da campanha “Não existe gestão sem controle”.

 

Saiba Mais – Diante dos resultados apresentados, a CGM disponibilizou em fevereiro desse ano, a cessão de uso do “AuditaFor”, para a Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará além do interesse dos municípios de Sobral, Pacajus, Aracati e Caucaia, para a assinatura de um convênio.

 

Fonte:

CGM – Fortaleza