CGM apresenta sistema “AuditaFor” para as Prefeituras de Sobral e de Pacajus

A secretária-chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM), Luciana Lobo apresentou o sistema de Auditoria Interna Governamental, batizado de “AuditaFor”, para o controlador geral de Sobral, Cesar Pinheiro e para a controladora geral de Pacajus, Sara Sombra, em reuniões realizadas nos dias 14 e 17, respectivamente.

 

A ferramenta desenvolvida por meio da Coordenadoria de Controladoria e da equipe de TI da CGM, unifica todas as etapas de uma auditoria, desde o planejamento, a preparação, a definição de cronogramas, o desenvolvimento de planos, as listas de verificação e a execução.

 

Para o controlador geral de Sobral, Cesar Pinheiro, o encontro possibilitará uma parceria entre os municípios. “O sistema realmente é algo inovador. Existem algumas ferramentas que os próprios órgãos externos não possuem. É de um grande interesse do município de Sobral, firmar uma parceria, para que seja possível a utilização da ferramenta”, ressaltou Cesar.

 

A secretária-chefe da CGM, Luciana Lobo, destacou algumas ações durante a apresentação. “O sistema de Auditoria Interna Governamental padroniza todo o processo de auditoria, ou seja, deixa tudo sistematizado. Dessa forma, é possível a criação de relatórios, que podem ser expostos de forma mais clara para o gestor. Isso facilita e agiliza todo o processo”, informou Luciana.

 

A controladora geral de Pacajus, Sara Sombra, destacou a excelência do sistema. “A existência de um sistema que realiza o gerenciamento completo das atividades a serem executadas nas diversas etapas dos seus processos de auditorias, é de grande valia para a esfera pública. Através desse meio temos como realizar um trabalho de auditoria interna com excelência”, destacou Sara.

Saiba Mais – Após a implantação do sistema em 2019, foram realizadas 92 auditorias internas em diferentes áreas da gestão, tendo como resultado mais de 1.200 dados catalogados. Diante dos resultados apresentados, a CGM disponibilizou ainda em 7 de fevereiro, a cessão de uso do “AuditaFor”, para a Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

Fonte:

CGM Fortaleza