CGM premia Secretarias que se destacaram na avaliação de transparência em 2020

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), premiou nesta quinta-feira (01/10) as Secretarias que se destacaram na avaliação da 3ª Edição do “Fortaleza Transparente”. A premiação tem como objetivo estimular cada vez mais a adoção de práticas de transparência na administração pública e dessa forma proporcionar o fácil acesso às informações pela população.

 

A avaliação do “Fortaleza Transparente” premiou a Secretária de Finanças (Sefin), alcançando pelo terceiro ano consecutivo o 1º lugar, seguido da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), enquanto que a Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), conquistou a 3ª colocação. Entre os critérios observados na metodologia está o tempo de atendimento além da forma clara e objetiva de como o cidadão foi respondido, com a sua manifestação sendo acolhida no primeiro contato. A avaliação é realizada através do Serviço Eletrônico de Informação ao Cidadão (E-sic), com base em critérios preconizados pela Controladoria Geral da União (CGU).

 

O secretário da Sefin, Jurandir Gurgel, destacou a conquista do prêmio pelo 3º ano consecutivo. “É o reconhecimento de todo um trabalho, iniciado em 2013, quando foi definido entre os indicadores estratégicos a melhoria do atendimento ao cidadão contribuinte. Nessa melhoria, está princípios que foram incorporados pelo modelo de Gestão e Governança Pública para Resultados, que é a ética e a transparência. Esse prêmio vem coroar o reconhecimento de todo uma equipe que tem trabalhado para atender da melhor forma o cidadão contribuinte”, destacou Jurandir.

 

 

Para a secretária da Seuma, Águeda Muniz, esse reconhecimento acaba sendo uma motivação extra para a secretaria. “O fortalecimento da transparência é algo que nós prezamos muito porque entendemos através dessa avaliação que precisamos abraçar o cidadão. Quando o cidadão se sente abraçado, ele percebe que estamos presente na vida dele. E assim ele entende a cidade como dele, proporcionando um sentimento de pertencimento ao município”, ressaltou a secretária.

 

Desde a implantação do prêmio pela CGM em 2018 foram registrados 2.900 pedidos de informações ao e-sic, sendo atendidos 89% das demandas na primeira solicitação. O portal da Transparência tem sido outra ferramenta bastante procurada pela população, gerando esse ano, até setembro, 100.383 acessos. Houve um aumento de 64%, quando comparado ao mesmo período de 2018, tendo registrado 64.581 acessos.

 

Para a secretária-chefe da CGM, Luciana lobo, a avaliação vem estimular o trabalho das secretarias em garantir o acesso à informação. “O Fortaleza Transparente vem reconhecer o desempenho dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal, quanto à efetividade e ao tempo de resposta das solicitações. Esta ação gera uma aproximação do cidadão com a gestão municipal, permitindo dessa maneira, exercer o seu papel de protagonismo no controle social”, destacou Luciana.

 

Saiba mais – Desde 2014 a gestão Roberto Cláudio tem sido destaque de uma administração transparente, quando implantou o E-sic. Em 2016, a Prefeitura de Fortaleza é considerada a cidade mais transparente do Ceará, ficando em 1º lugar, conforme pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). No mesmo ano, o município foi considerado a 5ª capital do Brasil, de acordo com o ranking da CGU. A gestão inovou ao apresentar em 2018, uma nova plataforma para o E-sic, remodelando e aperfeiçoando as ações de Transparência no Município.

 

Já em 2020, durante o mês de março a CGU divulgou o resultado da 3ª avaliação da Escala Brasil Transparente, colocando Fortaleza entre as 11 capitais mais transparentes do País, conquistando dessa forma a nota máxima (10,0) nos quesitos dessa metodologia.

 

Fonte:
Prefeitura de Fortaleza
Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM)
Av. Heráclito Graça, 750 – Centro – Fortaleza – CE
Assessoria de Comunicação: (85) 3465 2184
Assessor – Eduardo Lobo (85) 996017659
Jornalista – Especialista em Assessoria de Comunicação
MTE JP 2083/CE