CGM promove a quarta reunião da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança

08 de Julho de 2019 ← ver outras

O encontro teve como objetivo apresentar alguns aspectos considerados críticos para a salvaguarda do patrimônio público municipal.

 

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), na tarde da última quinta-feira (04/07), no auditório do Paço Municipal, a quarta reunião da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança. O encontro teve como tema “Controle Patrimonial” e reuniu mais de 100 servidores municipais.



Com ênfase em bem móveis e de almoxarifado, a reunião foi proferida pela servidora da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Maria Lilly Crispim Matos, gerente da Célula de Gestão de Bens Móveis. O encontro teve como objetivo apresentar alguns aspectos considerados críticos para a salvaguarda do patrimônio público municipal, como a realização do inventário, os processos de entradas e baixas patrimoniais nos sistemas da Prefeitura, a identificação e tratativa dos bens inservíveis e de terceiros.



Outro assunto destacado durante a reunião foi o Sistema de Inventário Digital por Mobile que permite inventariar os bens de uso permanente ou bens móveis da Prefeitura, por meio de um celular e leitura de etiquetas QRCode. Com o auxílio de um smartphone, os dados são escaneados e enviados para o sistema.


Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec), juntamente à Coordenadoria de Gestão do Patrimônio (Cogepat), ambas da Sepog, o Inventário Digital por Mobile facilita o processo de verificação dos bens móveis da Prefeitura e melhora a segurança das informações. Em caráter experimental, a ferramenta começou a funcionar a partir de maio na Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).

 

Rede de Controle Interno
As reuniões da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança iniciaram em março deste ano e visam disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental, compartilhar informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo dentro de suas esferas de competência, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão ou entidade. A ideia da Rede é realizar ações contínuas. Portanto, as reuniões acontecem mensalmente, com data, local e horário definidos previamente pela coordenação executiva.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação da CGM- Fortaleza 
Karla Camila 
85-3465-2184/85-988174743 
Email: karla.sousa@fortaleza.ce.gov.br 
Instagram: @cgmfortaleza/ Facebook:cgmfortaleza



Controle interno do Estado em debate na SCGE

Mais de 80 representantes de Unidades de Controle Interno (UCIs) de instituições do Poder Executivo Estadual estiveram reunidos na manhã da última...

saiba mais

Ouvidoria-Geral do Estado promove monitoramento in loco

A Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) acaba de lançar seu mais novo projeto. O “Monitoramento in loco” surge com o propósito de estreitar ainda mais a relação da O

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018