CGM promove a quarta reunião da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança

08 de Julho de 2019 ← ver outras

O encontro teve como objetivo apresentar alguns aspectos considerados críticos para a salvaguarda do patrimônio público municipal.

 

A Prefeitura de Fortaleza promoveu, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM), na tarde da última quinta-feira (04/07), no auditório do Paço Municipal, a quarta reunião da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança. O encontro teve como tema “Controle Patrimonial” e reuniu mais de 100 servidores municipais.



Com ênfase em bem móveis e de almoxarifado, a reunião foi proferida pela servidora da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Maria Lilly Crispim Matos, gerente da Célula de Gestão de Bens Móveis. O encontro teve como objetivo apresentar alguns aspectos considerados críticos para a salvaguarda do patrimônio público municipal, como a realização do inventário, os processos de entradas e baixas patrimoniais nos sistemas da Prefeitura, a identificação e tratativa dos bens inservíveis e de terceiros.



Outro assunto destacado durante a reunião foi o Sistema de Inventário Digital por Mobile que permite inventariar os bens de uso permanente ou bens móveis da Prefeitura, por meio de um celular e leitura de etiquetas QRCode. Com o auxílio de um smartphone, os dados são escaneados e enviados para o sistema.


Desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotec), juntamente à Coordenadoria de Gestão do Patrimônio (Cogepat), ambas da Sepog, o Inventário Digital por Mobile facilita o processo de verificação dos bens móveis da Prefeitura e melhora a segurança das informações. Em caráter experimental, a ferramenta começou a funcionar a partir de maio na Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM).

 

Rede de Controle Interno
As reuniões da Rede de Controle Interno, Gestão de Riscos e Governança iniciaram em março deste ano e visam disseminar saberes e experiências sobre Auditoria Interna Governamental, compartilhar informações, bancos de dados e documentos, prestando auxílio mútuo dentro de suas esferas de competência, observando, em qualquer caso, o sigilo legal e as diretrizes internas de cada órgão ou entidade. A ideia da Rede é realizar ações contínuas. Portanto, as reuniões acontecem mensalmente, com data, local e horário definidos previamente pela coordenação executiva.

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação da CGM- Fortaleza 
Karla Camila 
85-3465-2184/85-988174743 
Email: karla.sousa@fortaleza.ce.gov.br 
Instagram: @cgmfortaleza/ Facebook:cgmfortaleza



Controladoria atende cerca de 2 mil manifestações e capacita em média 400 servidores em seis meses

Além da atuação no controle dos gastos públicos e da prestação das contas do Governo, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem papel relevante também no...

saiba mais

Ceará Transparente atinge mais de 1 milhão de consultas em apenas um ano de implantação

Durante o primeiro semestre deste ano, a plataforma atingiu 733.382 consultas.   Implantado em julho de 2018, o Ceará Transparente completa, na última quinta-feira (18), um ano no ar. A...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018