CGM/SP apresenta sindicâncias patrimoniais em reunião da Rede de Corregedorias na CGU

A Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM/SP) participou da 2ª Reunião Ordinária da Rede de Corregedorias, promovida pela Controladoria-Geral da União (CGU), em Brasília. A reunião foi uma iniciativa do Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR) e contou com a participação de representantes de corregedorias de todo o país. O objetivo do encontro foi fortalecer o trabalho correcional e ampliar a adesão ao PROCOR. A CGM/SP foi o primeiro órgão de controle interno do país a assinar o termo de adesão ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias, em março deste ano.

O Controlador Geral do Município de São Paulo, Gustavo Ungaro, representou a CGM/SP e apresentou as apurações de discrepâncias patrimoniais promovidas pelo órgão no município de São Paulo. Ungaro reforçou em sua apresentação a fundamentação legal das análises patrimoniais, que buscam combater a corrupção e o enriquecimento ilícito de servidores públicos.

O trabalho de análise patrimonial é feito pela Assessoria de Produção de Informações e Inteligência e pela Corregedoria Geral do Município, unidades da CGM/SP. Também apresentou o Sistema de Registro de Bens dos Agentes Públicos (SISPATRI), já compartilhado com 33 órgãos de controle do país, que o utilizam para aprimorar os procedimentos e práticas de controle, permitindo uma fiscalização mais abrangente e eficaz da situação patrimonial dos agentes públicos.

Na pauta da reunião também foram discutidos Processos Administrativos de Responsabilização de Entes Privados, Matriz de Responsabilidade, apresentações dos sistemas CGU-PAD e CGU-PJ, além de um relatório da Rede de Corregedorias e de novas adesões ao PROCOR.

PROCOR

O Programa de Fortalecimento de Corregedorias (PROCOR), instituído pela Portaria nº 1.000/2019, busca aprimorar, fomentar e fortalecer os mecanismos de controle interno para apoiar e auxiliar os órgãos e as entidades públicas de todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e esferas de governo (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) na execução de suas atividades correcionais.

 

O PROCOR tem como objetivos: a integração das atividades correcionais; o aprimoramento na condução de procedimentos correcionais; o aperfeiçoamento da gestão de processos; o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inovadoras para aperfeiçoar as apurações correcionais; e o intercâmbio de informações e de experiências entre as corregedorias.

 

Foto: Adalberto Carvalho – ASCOM/CGU

Fonte:

Liliane Raquel Rossi

Assessora de Imprensa

Controladoria Geral do Município

(11) 3113-8236/8237

Viaduto do Chá, 15 – 10º andar – Cep. 01002-020