CGU apresentará infográfico “Jornada do Auditor Interno Governamental” na 37ª RTC

A Secretaria Federal de Controle Interno (SFC) lançou, nesta semana, o infográfico intitulado Jornada do Auditor Interno Governamental. O artefato apresenta, de forma didática e objetiva, os principais marcos da atividade de auditoria interna, desde o planejamento anual até a execução dos trabalhos de auditoria com base em riscos, rumo à adição de valor e ao aprimoramento da gestão.

 

A Jornada do Auditor Interno Governamental foi construída com base nas disposições do Referencial Técnico e do Manual de Orientações Técnicas da atividade de Auditoria Interna Governamental, aprovados, respectivamente, pelas IN SFC nº 3/2017 e 8/2017, que promoveram o alinhamento das normas nacionais de auditoria à Estrutura Internacional de Práticas Internacionais, do Instituto dos Auditores Internos. 

 

Segundo a IN SFC nº 3/2017, a atividade de auditoria interna governamental é definida como uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações das organizações auditadas, auxiliando-as a realizarem seus objetivos, a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

 

Orientado por essa definição, o infográfico fornece relevante apoio para:
1)    Contribuição para a realização dos objetivos das organizações auditadas, como fruto de um processo de auditoria baseado em riscos e alinhado com os objetivos e expectativas da gestão;
2)    Abordagem sistemática e disciplinada, mediante a realização do processo de auditoria em conformidade com as normas aplicáveis. 

 

Além das principais fases do processo de auditoria, o infográfico apresenta os principais produtos emitidos e os riscos-chave envolvidos no processo, chamando a atenção do auditor para a adoção das medidas de controle interno preconizadas no processo.

 

De acordo com Tiago Chaves, Coordenador-Geral de Planejamento e Monitoramento da SFC, o nome Jornada do Auditor Interno Governamental foi inspirado na ferramenta Jornada do Cliente, usada em processos de inovação para "empatizar" com a experiência do cliente ou de quem tem um problema a ser resolvido. “Entendendo bem essa jornada, conseguimos pensar em soluções para o nosso cliente, no caso, os auditores da CGU, produzindo métodos e ferramentas para que seus resultados sejam cada vez melhores”, explica.

 

Além da Jornada do Auditor Interno Governamental, foi publicado o mapeamento do processo de gerenciamento de auditorias internas governamentais, fruto do trabalho realizado em parceria pela SFC, DIPLAD e NGRI. O fluxograma pode ser acessado no link: https://processos.cgu.gov.br/diplad-externo/Gerenciar%20Auditorias%20Governamentais/

 

Com informações da CGU

 

Apresentação do infográfico na RTC

 

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) convidou o coordenador-geral de Métodos, Capacitação e Qualidade (CGMEQ) da Controladoria-Geral da União (CGU), Sergio Filgueiras, e o coordenador-geral de Planejamento, Avaliação, e Monitoramento da SFC/CGU, Tiago Chaves, para apresentar a Jornada do Auditor Interno Governamental na 37ª Reunião Técnica. Os membros do Conselho vão entender como funciona o sistema e poder utilizá-lo no dia a dia das controladorias. Acompanhe nosso site para não perder as informações sobre a próxima RTC!