CGU disponibilizará estande no XV Encontro Nacional de Controle Interno

05 de Setembro de 2019 ← ver outras

Pela primeira vez vários serviços serão oferecidos com possibilidade de adesão para os órgãos participantes do evento.


Nos dias 25 e 26 de setembro, o Conselho Nacional de Controle Interno e a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza promovem o XV Encontro Nacional de Controle Interno, no município de Fortaleza no Ceará, com o tema “O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública”.


Nesta edição o evento traz um diferencial: um estande da Controladoria-Geral da União (CGU), onde programas e sistemas serão apresentados, com possibilidade de adesão pelos órgãos municipais e estaduais. O objetivo é contribuir para uma gestão pública integrada e eficiente. Rede Nacional de Ouvidorias, Sistemas Informatizados, e-AUD e PROCOR, serão alguns dos programas/sistemas disponibilizados no estande.


Durante o Encontro, os órgãos terão oportunidade de firmar um Protocolo de Intenções visando adesão aos programas e/ou sistemas de interesse.


Confira o que estará disponível:

REDE NACIONAL DE OUVIDORIAS - A Rede Nacional de Ouvidorias é o fórum de coordenação nacional da política de defesa dos usuários de serviços públicos, com a finalidade de integrar as ações de simplificação desenvolvidas pelas unidades de ouvidoria dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Qualquer ouvidoria pública pode fazer sua adesão à Rede, e também é possível a participação de ouvidorias de conselhos profissionais, entidades do serviço social autônomo e organizações da sociedade civil, como membros colaboradores. Mais informações podem ser obtidas em www.ouvidorias.gov.br


Sistemas Informatizados


FALA.BR


O Fala.BR é uma plataforma integrada engloba ferramentas informatizadas que permitem o atendimento a manifestações de ouvidoria, pedidos de acesso à informação e pedidos de simplificação de serviços públicos.


É uma interface amigável, intuitiva e acessível a qualquer cidadão, e permite que as ouvidorias públicas ofereçam suas respostas de maneira bastante completa e rápida.


 e-OUV


O e-Ouv é um dos sistemas que compõem a plataforma Fala.BR, e se destina ao recebimento, tratamento e oferecimento de respostas às manifestações de ouvidoria (denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios). É um sistema totalmente baseado na web, sem necessidade de instalação, hospedado e mantido pela própria CGU, que permite acesso por meio de qualquer dispositivo.


Além disso, o e-Ouv pode ser integrado com outros sistemas, a exemplo do SEI, aplicativos governamentais e da Sociedade Civil, Portal Reclame Aqui, dentre outros.


Temos também a pesquisa de satisfação integrada ao sistema, e o painel por meio do qual podem ser acompanhados os indicadores de atuação da ouvidoria.


As funcionalidades do sistema e-Ouv Nacional trarão muitos avanços para a sua ouvidoria, conheça algumas de suas características:


· Totalmente aderente ao Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos
(Lei 13.460, de 2017) e às melhores práticas em ouvidoria pública no Brasil;
· Totalmente web, não necessitando instalação;
· Gratuito, sendo hospedado, mantido e atualizado pela Ouvidoria-Geral da União;
· Responsivo, que se adapta a qualquer plataforma que o usuário disponha para acessa-lo;
· Possibilidade de trâmite de manifestações entre todos os usuários do sistema, podendo encaminhar para outras esferas manifestações recebidas que não sejam de competência do município;
· Possibilidade de diálogo com o cidadão por meio de respostas intermediárias e solicitação de complementação da manifestação;
· Ambiente de Treinamento
· Envio de e-mails de alerta – para usuário e para Ouvidoria;
· Possibilidade de integração com outros sistemas (via Webservices);
· Extração de dados e relatórios em formato PDF, DOC, XLS;
· Disponibilização de painel virtual de monitoramento das manifestações;
· Inteligência assistiva (sugestão de respostas para o usuário e para o analista);
· Possibilidade de acesso às manifestações das Ouvidorias subordinadas.

 

Simplifique!


O Simplifique! nada mais é do que a solicitação de simplificação de serviços públicos, que também pode ser feita por meio do sistema e-Ouv.


O Simplifique! segue as diretrizes do Decreto n. 9.094/2017, e suas funcionalidades também estão à disposição das ouvidorias públicas da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.


e-AUD


O e-Aud é o sistema de gestão da Atividade de Auditoria Interna Governamental, desenvolvido pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU).


O sistema integra, em uma única plataforma eletrônica, todo o processo de auditoria, desde o mapeamento do universo auditável e o desenvolvimento do plano anual de auditoria, até a operacionalização dos trabalhos individuais, contemplando as fases de planejamento, execução, comunicação dos resultados e monitoramento das recomendações emitidas, entre outras funcionalidades.


O e-Aud foi desenvolvido em plena convergência com a Estrutura Internacional de Práticas Profissionais (IPPF) do Instituto dos Auditores Internos (IIA) e com o Referencial Técnico da Atividade de Auditoria Interna Governamental do Poder Executivo Federal, aprovado pela IN SFC nº 3/2017. Entre as principais características do sistema, destaca-se:

 

• Ambiente totalmente web, sem necessidade de instalação ou configuração;
• Responsivo, que se adapta a telas de diferentes tamanhos e formatos, inclusive de dispositivos móveis;
• Processo sem papel, incluindo o arquivamento eletrônico de papéis de trabalho e o gerenciamento do processo de comunicação entre os diferentes atores, internos e externos, envolvidos no processo de auditoria;
• Autenticação digital pelo portal gov.br, ambiente de gerenciamento de acesso unificado para todos os serviços do Governo Federal.

 

PROCOR


O Programa de Fortalecimento de Corregedorias – PROCOR busca apoiar os órgãos e as entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, na execução de suas atividades correcionais.


O programa oferecerá cursos e treinamentos sobre atividades correcionais, material técnico e orientativo e sistemas informatizados da Corregedoria-Geral da União. As corregedorias-gerais de Estados, de capitais estaduais e de outros poderes que aderirem ao PROCOR farão parte da Rede de Corregedorias, juntamente com a Corregedoria-Geral da União.


Ademais, qualquer unidade municipal ou estadual que exerça atividade correcional pode fazer parte do Programa de Fortalecimento de Corregedorias.

 

Cursos e treinamentos oferecidos no âmbito do PROCOR:


• Processo Administrativo Disciplinar
• Processo de Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas
• Manual Prático de Cálculo de Multa no Processo Administrativo de
Responsabilização
• Sindicância Patrimonial

 

Materiais Orientativos


• Manual de Processo Administrativo Disciplinar
• Manual prático de responsabilização de Pessoa Jurídica
• Manual Como Implementar Corregedoria em Municípios
Sistemas Informatizados
• CGU-PAD: o Sistema de Gestão de Processos Disciplinares (CGU-PAD) é um software que visa armazenar e disponibilizar, de forma rápida e segura, as informações sobre os procedimentos disciplinares.
• CGU-PJ: o Sistema CGU-PJ consolida os dados sobre o andamento dos processos administrativos de responsabilização de entes privados. O objetivo é construir uma base de dados consistente, que permita monitorar o andamento dos processos e forneça subsídios para a avaliação permanente quanto à efetividade das apurações com base na
Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846, de 01 de agosto de 2013).
• E-PAD: a CRG está desenvolvendo o e-PAD: um sistema de geração de peças dos principais procedimentos correcionais, com previsão de conclusão em agosto de 2020.
• REDE DE CORREGEDORIAS: Corregedorias-Gerais de Estados e de capitais estaduais vinculadas ao Poder Executivo e corregedorias de outros poderes que aderirem ao Programa de Fortalecimento de Corregedorias – PROCOR farão parte da REDE DE CORREGEDORIAS, que integrará informações, definirá estratégias conjuntas de atuação, e compartilhamento de boas práticas.

 

Assessoria de Comunicação Conaci

E-mail: comunicacao@conaci.org.br


 



Pernambuco sedia II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias

Pernambuco sediou, na última quinta-feira (12), a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. Com representantes de todas as regiões brasileiras, o..

saiba mais

Controladoria do Estado participa de encontro sobre gestão de riscos

Mais de vinte gestores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram, na última quarta-feira (11), do II Encontro de Gestão de Riscos da...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018