Comissão de ética Pública realiza reunião técnica com a secretaria de Políticas de Prevenção à violência e às Drogas (SPDV)

Na tarde desta última terça-feira (17), a Comissão de Ética Pública recepcionou a Secretaria de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD), com a presença do Secretário Cloves Benevides e sua equipe para tratativas internas. A pasta, que contou com a assessoria da Secretaria da Controladoria Geral do Estado (SCGE) em matéria de integridade, instalou ano passado sua Unidade Gestora e caminha para a consolidação do seu Programa de Integridade com a confecção do seu código de conduta, e,como parte desse processo cria sua Comissão de Ética, com o objetivo de fomentar o tema entre os servidores.

 

"Tornou-se explicito o interesse e engajamento dos integrantes da SPVD. Além disso, foi informado que a temática das boas práticas de governança e integridade já constava na pauta de reuniões internas e algumas delas estavam em processo de implantação", pontuou Rebeca Lins, membra da CEP.

 

Outro integrante da CEP, Edil Batista, também reforçou a satisfação de reconhecer que a SPVD, mesmo sem quadro próprio, já conta com uma entusiasmada esquipe estruturada, voltada para o tema do controle dos atos administrativos, com viés na ética publica, embora seja uma Secretaria recém-criada. “Isso demonstra que é plenamente possível a implantação das comissões de ética nos demais órgãos, e que a mudança de uma cultura acontece de dentro para fora da Administração” destacou.

 

Também presente no encontro, o diretor de Correição da Secretaria da Controladoria Geral do Estado, Daniel Tiné, mencionou a importância da reunião. “Foi muito importante para a SCGE e para a Administração Pública Estadual, pois é o início de mais uma etapa na mudança de cultura da ética promovida pelo Poder Executivo Estadual e que dará vários resultados exitosos no longo prazo”, ressaltou.

O trabalho da Comissão setorial tem foco na comunicação que permita o engajamento e a prevenção de comportamento indesejáveis na administração pública, mais do que uma função fiscalizatória e punitiva. Esta visita faz parte da atividade de coordenação, pela CEP, do Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Estadual.

 

Fonte:

SCGE-PE