Conaci apoia e participa de congresso internacional que aborda desafios para auditor global e integridade

Ontem, 24, aconteceu o I Congresso Internacional: Polêmicas e desafios de Auditoria Interna e Controle Governamental apoiado pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), promovido pela Verbo Jurídico. Os temas do evento de hoje foram “Desafios para o auditor global: expectativa no cenário internacional” e “Integridade: na prática a teoria é outra?”.

A apresentação do evento foi feita pelo mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento – IPEA, Gil Loja. O primeiro tema foi apresentado pelo chefe executivo da Auditoria do Banco Interamericano de Desenvolvimento em Washington, Jorge da Silva, pelo presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e o presidente de auditores dos países de língua portuguesa, André Marini.

 

O chefe de auditoria contou um pouco sobre a experiência do Grupo IDB e quais são as 10 afirmações que as organizações precisam ter para uma auditoria interna eficiente. Além disto, falou sobre os desafios para atingir uma boa auditoria, como saber o que é a auditoria, se questões relevantes estão sendo trabalhadas, se estão evoluindo na velocidade apropriada e se usam as ferramentas disponíveis corretamente. Outro ponto importante ressaltado por Jorge são os relatórios que precisam ser mais concisos. “Os nossos relatórios são completamente diferentes daquilo que é tipicamente visto como auditoria”.

 

“É que de fato, ainda que gradativamente as organizações estão percebendo a importância de ter um aliado e não um empecilho na figura do auditor ou do controle interno”, ressaltou o presidente do Conaci no início da sua apresentação. Ferraz considerou a realidade brasileira do Controle Interno contextualizando a distância entre a expectativa e a realidade encontrada nos municípios do interior, chamando os modelos e padrões internacionais de "lado A" e a realidade encontrada de "lado B". Em seguida ele apresentou o último diagnóstico do controle interno no Brasil, uma avaliação nacional do Controle Interno baseado no COSO I e IA-CM, elaborado pelo Banco Mundial em parceria com o Conaci. Assim, foi criado o Índice Sintético Interno que avaliou nos estados, Distrito Federal e capitais do país o nível de auditoria de 0 a 1. Leonardo ressaltou que “a gente [os controladores] precisa pensar junto para construir um modelo adequado levando em conta as realidades no Brasil”. 

 

O presidente dos auditores abordou o tema na amplitude dos nove países que falam a língua portuguesa. Marini ressaltou os quatro temas para reflexão na Auditoria Interna, são eles: ESG (environment, social, governance), atualização do mundo dos negócios, importância do digital e network. Para finalizar, mostrou o resultado parcial da pesquisa que está sendo realizada pela comunidade de auditores dos países da língua portuguesa.

O segundo tema do evento foi apresentado pelo assessor especial de Controle Interno no ministério da Economia, Francisco Bessa, e o doutor em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento, Marcus Braga.

 

Bessa ressaltou que o principal objetivo da apresentação dele era mostrar que a integridade não é algo novo, não é um modismo e já está implementado há algum tempo no país, entretanto só inovou ao longo do tempo. Assim, o assessor mostrou a realidade da integridade na área pública e privada. Ou seja, explicou que “um programa de integridade é um conjunto de procedimentos, de mecanismos, de integridade de auditoria e de incentivo a denúncia”. Francisco foi técnico e simples na sua fala lembrando as diversas leis que abrangem a integridade.

 

Marcus falou sobre a visão da corrupção e da lei anticorrupção no Brasil e explicou que é impossível acabar com o problema, pois é um mal da sociedade. Segundo ele, “nós vamos criar mecanismos, nós vamos fortalecer instituições que vão mitigar isto, vão trazer isto para outro nível”. 

 

Assista ao evento na íntegra aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PjZXDOyxqRM

Inscreva-se e veja a programação aqui: https://www.verbojuridico.com.br/eventos/congresso-online/auditoria-interna-e-controle-governamental/?_ga=2.199220073.797405114.1628103790-313024698.1628103790