Conaci apresenta ações e resultados do IA-CM em evento da CGE-GO

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, participou hoje, 14, de um debate sobre o Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). O evento foi promovido pela Controladoria-Geral do Estado de Goiás (CGE-GO) e transmitido ao vivo no canal do Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=fASzYTKv0pE). 

O evento teve o objetivo de divulgar o IA-CM, metodologia do IIA para o desenvolvimento da auditoria interna, que é recomendada pelo banco Mundial e pelo Conaci para serem implantados nas controladorias do país. Também apresentou a experiência e os resultados da aplicação desse modelo no Governo de Goiás e em diversos estados brasileiros. 

 

O controlador-geral do Estado, Henrique Ziller, acompanhado da consultora do Banco Mundial, Susana Amaral fizeram a abertura do evento; seguidos pelo presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz; e pela conselheira do Instituto Internacional de Auditores (IIA), Tânia Mara Cordeiro.

 

“Bem no início da parceria estratégica do Conaci com o Banco Mundial foi colocado que deveria haver um foco, uma diretriz de implementação do IA-CM como um modelo a ser seguido por todos os membros que integravam o Conaci à época”, introduziu o presidente. Ferraz falou sobre os resultados da parceria entre o BM e o Conselho, o acordo de cooperação técnica nº 474/2018, a resolução nº 006/2019 e as capacitações desenvolvidas. Além disso, explicou o estudo de caso da Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH) e finalizou com as conclusões e desafios ao longo do processo de implementação do IA-CM no Brasil.

 

Confira a apresentação de Ferraz aqui

Confira todos os trabalhos do Conaci aqui:

 

http://www.conaci.org.br/ia-cm 

http://www.conaci.org.br/app/webroot/files/editor/files/Relat%C3%B3rio%20Final%20ACT%20474-2018.pdf

http://www.conaci.org.br/resolucoes

http://www.conaci.org.br/app/webroot/files/editor/files/20200711_IC-WB_Final_Report%5Bpt%5D.pdf 

https://iacm.webboard.org/