Conaci apresenta Relatório de Gestão do biênio 2019-2020

A equipe do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) trabalhou, desde setembro, no Relatório de Gestão do biênio 2019 – 2020, que é um compilado de todas as ações do Conselho durante esse tempo. Diante disso, durante a 36ª Reunião Técnica do órgão, a secretária-executiva, Renata Rezende, e o presidente, Leonardo Ferraz, apresentaram o Relatório aos demais membros. O arquivo contém dados de todos os eventos promovidos, planejamento estratégico e comunicacional, acordos celebrados, entre outros pontos que marcaram a gestão. Os resultados que foram apresentados estão disponíveis para acesso de todos neste site.

 

O presidente Ferraz, o 1º vice-presidente, Luíz Augusto Rocha, e o 2º vice-presidente, Carlos Eduardo Girão, reforçaram que muito trabalho foi feito, fruto de um esforço coletivo dos membros do Conselho, mas que os bons números são apenas informações para avançar ainda mais. “Por tudo, ao final, para além do legado, podemos dizer que, se muito foi feito, mais ainda há que se fazer. Com certeza, erramos e acertamos e principalmente aprendemos muito, mas o sentimento que fica é o de podermos ser julgados pelas nossas ações e não por eventual omissão.”, palavra da presidência.

 

O Relatório tem o objetivo cumprir valores do Conaci como ética e transparência. Por isso, possui gráficos com os números de visualizações e impressões dos eventos, imagens das reuniões, as ações estratégicas promovidas pelo órgão e transparência quanto aos produtos entregues durante a gestão.

 

Dentre os principais pontos, vale destacar a elaboração do planejamento estratégico e comunicacional do Conaci, o crescimento de mais de 100% das redes sociais, a criação de uma comissão científica e o primeiro concurso nacional de artigos científicos do conselho.  A organização da gestão administrativa documental e financeira, bem como a emissão de diversas resoluções, também é uma ação destaque. Com toda documentação no site do órgão, os membros podem participar mais das ações garantindo a unidade necessária para um colegiado.

 

Este biênio também foi marcado pelos desafios gerados pela pandemia do Coronavírus. Porém, a inovação no ambiente virtual garantiu à instituição uma presença ativa não só com seus membros, mas também com a sociedade brasileira. Mais de 1 milhão de pessoas foram alcançadas com todas as ações promovidas, de forma online, desde os webinars até a campanha “Não Existe Gestão sem Controle”, primeira campanha de sensibilização promovida pelo conselho.

 

Principais pontos para conferir no relatório:

 

– Encontro Nacional em parceria com a Controladoria-Geral da União, CGU;

– Aprovação o modelo IA-CM como referencial metodológico;

– Elaboração do Diagnóstico Nacional do Controle Interno em parceria com o Banco Mundial;

– Recepção de 11 novos membros;

-Participação ativa nas ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e a Lavagem de Dinheiro;

– Participação em diversas reuniões do Pempal e tradução de todo material disponibilizado por eles;

– Participação de uma reunião com  missão do FMI;

– Promoção de consultorias do modelo IA-CM para 05 órgãos;

– Desenvolvimento do Banco do Conhecimento.

 

Confira o relatório completo AQUI