Conaci disponibiliza a tradução de manuais internacionais de auditoria e controle interno

 Rede PEMPAL autorizou a tradução e disponibilização de seis manuais no site do Conaci

 

O PEMPAL (Public Expenditure Management Peer Assisted Learning) autorizou o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) a traduzir e disponibilizar seis manuais de grande importância para o controle interno em seu site. O “Guia de Avaliação da Qualidade para Auditoria Interna do Setor Público”, “Avaliação de Riscos no Planejamento de Auditoria”, “Modelo de Manual de Boas Práticas de Desenvolvimento Profissional Contínuo”, “Modelo de Boas Práticas de Auditoria Interna”, “Conjunto de Conhecimentos de Auditoria Interna – Europa e Ásia Central” e “Controle Interno Público” são os materiais disponíveis. Também foram traduzidos os resumos das reuniões e dos materiais produzidos durante as reuniões do IACOP (Internal Control WG and Audit in Practice WG Meetings), que aconteceram em 2019, em Sochi, na Rússia, e em Skopje, na Macedônia, e que contaram com a participação de representantes do Conselho. 

 

A rede de Aprendizagem Assistida por Pares de Gerenciamento de Despesas Públicas (PEMPAL) favorece a troca de experiências de especialistas nas áreas de controle interno, auditoria interna e finanças públicas nos países da Europa e Ásia Central. A fim de disseminar informações sobre as boas práticas de gestão e aplicabilidade, o PEMPAL é dividido em três Comunidades de Prática (COPs): Orçamento (BCOP), Auditoria Interna (IACOP) e Finanças (TCOP). As comunidades servem para facilitar o intercâmbio de boas práticas dos 20 países membros, por meio de reuniões virtuais e presenciais. 

 

O Conaci é a única instituição do Brasil convidada a participar das reuniões do IACOP e essa parceria já rende bons frutos. “O material traduzido é um produto, concebido a partir de intensas discussões, fóruns e debates promovidos no âmbito do PEMPAL/IACOP, e que se prestam a ser um referencial seguro e confiável na uniformização de conceitos, adoção de boas práticas e difusão de conhecimento relacionado ao Controle Interno”, explica o presidente do Conselho, Leonardo Ferraz.

 

Para o controlador-geral do município de São Paulo, Gustavo Ungaro, que também já esteve presente às reuniões representando o Conselho, “as publicações internacionais de vanguarda da auditoria governamental, agora traduzidas e livremente acessíveis pelo site do Conaci, são importante e inédito acervo técnico especializado para consulta de todos que atuam com controle interno, a fim de contribuir para um controle mais efetivo e uma gestão pública mais eficiente”. 

 

Confira os materias traduzidos: AQUI