Conaci e Banco Mundial dialogam com intuito de aprimorar parceria já existente

Nesta quinta-feira, 13, representantes do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Banco Mundial (BIRD) estão reunidos, na sede do banco, em Brasília, a fim de traçar objetivos e estratégias de atuação para os próximos dois anos, além de aprimorar as atividades já existentes no âmbito da parceria entre as instituições. As deliberações acontecem até o final da tarde de amanhã, 14.

 

Assuntos relacionados ao fortalecimento dos controles internos, a visão e os principais resultados alcançados pelos estados e municípios que receberam os seminários, o panorama da implementação do IA-CM nos órgãos membros do Conaci, entre outras pautas, serão tratadas entre os presentes. “A reunião é fundamental para que haja um alinhamento de expectativas, tanto do Banco Mundial como do CONACI, no direcionamento das ações da parceria, em especial em face da recente aprovação do nosso planejamento estratégico. Nesse particular, é importante que os recursos disponibilizados pelo Banco sejam vertidos para projetos aderentes aos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico”, comenta o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.

 

 

As expectativas do Banco Mundial são relacionadas ao aumento do nível de adesão dos órgãos às melhores práticas internacionais relacionadas ao controle e à auditoria interna governamental, dentre elas o IA-CM. A especialista sênior em gestão financeira do BIRD, Susana Amaral, afirma que o Conaci é a única entidade capaz de fomentar essas adesões. “O Conaci é o órgão que pode garantir essa harmonização em termos de qualidade, eficiência, resultados e procedimentos, relacionado ao Controle Interno. Essa garantia é fundamental para o desenvolvimento do país”, reforça.

 

Acordo de Cooperação Técnica

Amanhã, sexta-feira, 14, será assinado pelo presidente do Conselho, um termo de adesão ao acordo de cooperação técnica n° 474/2018, celebrado entre Controladoria-Geral da União (CGU), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), para inclusão do Conaci ao acordo, a fim de promover intercâmbio de conhecimentos técnicos, especialmente no que tange ao Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model – IA-CM) e outros frameworks aplicáveis, visando a melhoria e o fortalecimento do Sistema de Controle Interno na Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e do DF.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Thais Venturatto

31 – 99717-6339