Conaci e Banco Mundial dialogam com intuito de aprimorar parceria já existente

13 de Junho de 2019 ← ver outras

Nesta quinta-feira, 13, representantes do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Banco Mundial (BIRD) estão reunidos, na sede do banco, em Brasília, a fim de traçar objetivos e estratégias de atuação para os próximos dois anos, além de aprimorar as atividades já existentes no âmbito da parceria entre as instituições. As deliberações acontecem até o final da tarde de amanhã, 14.

 

Assuntos relacionados ao fortalecimento dos controles internos, a visão e os principais resultados alcançados pelos estados e municípios que receberam os seminários, o panorama da implementação do IA-CM nos órgãos membros do Conaci, entre outras pautas, serão tratadas entre os presentes. “A reunião é fundamental para que haja um alinhamento de expectativas, tanto do Banco Mundial como do CONACI, no direcionamento das ações da parceria, em especial em face da recente aprovação do nosso planejamento estratégico. Nesse particular, é importante que os recursos disponibilizados pelo Banco sejam vertidos para projetos aderentes aos objetivos estabelecidos no Planejamento Estratégico”, comenta o presidente do Conaci, Leonardo Ferraz.

 

 

As expectativas do Banco Mundial são relacionadas ao aumento do nível de adesão dos órgãos às melhores práticas internacionais relacionadas ao controle e à auditoria interna governamental, dentre elas o IA-CM. A especialista sênior em gestão financeira do BIRD, Susana Amaral, afirma que o Conaci é a única entidade capaz de fomentar essas adesões. “O Conaci é o órgão que pode garantir essa harmonização em termos de qualidade, eficiência, resultados e procedimentos, relacionado ao Controle Interno. Essa garantia é fundamental para o desenvolvimento do país”, reforça.

 

Acordo de Cooperação Técnica

Amanhã, sexta-feira, 14, será assinado pelo presidente do Conselho, um termo de adesão ao acordo de cooperação técnica n° 474/2018, celebrado entre Controladoria-Geral da União (CGU), a Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), para inclusão do Conaci ao acordo, a fim de promover intercâmbio de conhecimentos técnicos, especialmente no que tange ao Modelo de Capacidade da Auditoria Interna (Internal Audit Capability Model – IA-CM) e outros frameworks aplicáveis, visando a melhoria e o fortalecimento do Sistema de Controle Interno na Administração Pública Federal, Estadual, Municipal e do DF.

 

 

 

Assessoria de Comunicação

Thais Venturatto

31 - 99717-6339



Controladoria atende cerca de 2 mil manifestações e capacita em média 400 servidores em seis meses

Além da atuação no controle dos gastos públicos e da prestação das contas do Governo, a Controladoria-Geral do Estado (CGE) tem papel relevante também no...

saiba mais

Ceará Transparente atinge mais de 1 milhão de consultas em apenas um ano de implantação

Durante o primeiro semestre deste ano, a plataforma atingiu 733.382 consultas.   Implantado em julho de 2018, o Ceará Transparente completa, na última quinta-feira (18), um ano no ar. A...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018