Conaci e Banco Mundial lançam pesquisa para avaliar o Controle Interno no Brasil

01 de Junho de 2020 ← ver outras

Para avaliar as estruturas de controle interno dos estados, DF e capitais, o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com o Banco Mundial, promove o “Diagnóstico Nacional de Controle Interno”. A ideia é coletar dados fornecidos pelos responsáveis dos órgãos de controle dos estados e capitais via questionário, e, a partir dos resultados encontrados, estabelecer as condições necessárias e suficientes para uma estruturação satisfatória das Unidades Centrais de Controle Interno - UCCI.

 

 

Serão avaliados aspectos como a implementação da lei 12846/13 (Lei Anticorrupção) e da lei 12527/11 (Lei de acesso à informação), desenvolvimento de programas de integridade, estruturação das auditorias internas, canais de ouvidoria, mecanismos consensuais de resolução de conflitos, além de aspectos relacionados às carreiras, à independência e autonomia administrativa e financeira dos órgãos de controle, etc.

 

 

Um controle interno eficaz e bem estruturado proporciona maior transparência sobre as ações públicas, e, consequentemente, gera uma série de benefícios para toda a sociedade como: fortalecimento da democracia, confiança na máquina pública e gastos mais assertivos. Além disso, o gestor que se preocupa em ter uma controladoria atuante promove economia para os cofres públicos e evita futuros impasses para sua gestão.

 

O questionário de avaliação do controle interno deverá ser respondido até o dia 5 de junho, de forma virtual. O resultado obtido ao responder o questionário, independente se for positivo ou negativo, não implica em fiscalização ou gera qualquer ônus para os gestores. Vale lembrar que as respostas precisam do compromisso com a verdade. Participe!


 

Para mais informações entre em contato: 
e-mail: conaci@conaci.org.br
telefone: 31 99907-1920
 



Novos líderes municipais: Conaci lança segunda fase de campanha institucional voltada para conscientizar prefeitos eleitos

Com a conclusão das eleições após o segundo turno, as cidades no Brasil sabem quem será o gestor nos próximos quatro anos, com exceção de Macapá.

saiba mais

Governo do Tocantins capacita servidores em responsabilização administrativa de pessoas jurídicas

O curso “Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas à Luz do Decreto Estadual n.° 6.105/2020” capacitou na tarde dessa quinta-feira, 26, 60 servid...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018