Conaci participa da Semana do Controle Interno promovida pela CTGM-BH

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) participou hoje, 16, da Semana do Controle Interno – Controladoria em Movimento, promovido pela Controladoria-Geral do Município de Belo Horizonte (CTGM-BH). O evento continua até sexta-feira, dia 20, e é voltado a todos os agentes públicos dos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Belo Horizonte. A semana está acontecendo de forma virtual, com transmissão no Youtube da CTGM-BH.

O tema do primeiro dia do evento foi “Por que Controle Interno?”. Os palestrantes do assunto foram o assessor do Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Marconi Braga, e o auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), Marcus Vinícius Braga. O mediador do evento foi o controlador-Geral do Município de BH e também presidente do Conselho, Leonardo Ferraz. As atividades contaram com a apresentação da jornalista e assessora de comunicação do Conaci, Thais Venturatto.

 

Ferraz abriu o evento falando sobre “A Atuação do Controle Interno na Prefeitura de Belo Horizonte”. Citou as quatro subcontroladorias: Sutransp (transparência e prevenção da corrupção), Sucor (correição), Suouvi (ouvidoria) e Suaudi (auditoria interna). Além disso, lembrou a relação entre Controle Interno e Externo. “Uma das missões do Controle Interno é exatamente auxiliar o controle externo, então um não pode anular o outro, eles têm que trabalhar de formas complementares”.

 

Marconi explicou a contribuição do TCE-MG para a sociedade. Segundo ele, o trabalho do Tribunal é “avaliar a regularidade e o desempenho da gestão pública por meio de processos e procedimentos de controle e fiscalização e determinamos e recomendamos a adoção de medidas corretivas e de melhoria”. Para isto, o TCE produz, colhe e depois divulga os dados e informações sobre a gestão pública. Para finalizar, ele explica a importância dos controles trabalharem juntos, “a ação de controle em conjunto visa prevenir riscos e difundir a cultura de integridade, por isso que é importante essa atuação com outros órgãos de controle”.

 

“O Controle interno é um controle imaterial, é um princípio, é uma função que se espalha desde o nível do gestor até outros níveis”, explicou Marcus. O auditor simulou a história de um prefeito para exemplificar o motivo de se patrocinar o Controle Interno no âmbito do gestor. Segundo ele, o CI é necessário para o gestor para garantir a credibilidade e a autonomia do sistema, além de exigir experiência e qualificação, e para discutir a questão dos resultados dos órgãos.

 

Confira as apresentações aqui: /app/webroot/files/editor/files/Palestra%20PBH%20em%202021%20Vs%20Final.pdf

/app/webroot/files/editor/files/EVENTO%20CONTROLE%20INTERNO%20CGMBH%20pdf.pdf

/app/webroot/files/editor/files/Giovanni%20-%20Ferramentas%20de%20Engajamento%20da%20Integridade%20BH.pdf

/app/webroot/files/editor/files/Transpar%C3%AAncia%5EJ%20LGPD%20e%20Ouvidoria%20%20sem%20anota%C3%A7%C3%B5es.pptx

/app/webroot/files/editor/files/Denis%20-%20Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20BH%20semana%20do%20Controle%20Interno%20agosto%202021.pdf

 

Confira o evento completo aqui: https://www.youtube.com/watch?v=wAfx8N55Vas