Conaci participa de Matriz de Planejamento das Auditorias de dois municípios goianos

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) participou ontem, 18, de um painel sobre “Matriz de Planejamento e Procedimentos de Auditorias” de dois municípios do Estado de Goiás, promovido pelo Tribunal de Contas do Município de Goiás, TCM/GO. O representante do Conaci no evento foi o coordenador-geral de métodos, capacitação e qualidade da Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU), Sergio Filgueiras. A Comissão Especial de Auditoria (CEA), que faz parte do TCM, está desenvolvendo auditorias operacionais para avaliar o desempenho dos Órgãos Centrais de Controle Interno dos municípios de Goianésia e Rio Verde. 

O Painel de Referência dessa Matriz objetiva testar a lógica do trabalho planejado, questionar a relevância da auditoria, o rigor do método e a viabilidade de se responder a essa questão. Os órgãos participantes convidados, por meio de seus representantes, puderam sugerir ajustes, a fim de aperfeiçoar o desenvolvimento desses trabalhos. “O painel foi de especialistas para avaliar e propor sugestões de melhoria, eventualmente, sobre a Matriz de Planejamento e Procedimentos de um trabalho que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás está fazendo”, explicou o coordenardor sobre os principais pontos abordados no encontro. 

 

Filgueiras, como representante do Conaci, sugeriu algumas alterações para as Controladorias. Segundo ele, esses órgãos nos municípios não possuem práticas alinhadas com as normas internacionais, nem estrutura para executar trabalhos e falta capacitação. “Nós sugerimos para que eles usem o IA-CM como um referencial, mas sem partir para uma avaliação IA-CM. É preciso primeiro pensar em algo mais estrutural de avaliações quanto à estrutura e normas”. 
Além disso, Sérgio também elogiou a iniciativa do Tribunal e citou o caso da CGU quando estavam no processo de alinhamento com as normas internacionais. “Esta iniciativa do Tribunal é muito boa. Ela vai ajudar quem está começando e dar um choque de realidade, uma parada para reflexão, para quem já está na caminhada”, ponderou o coordenador.