Conaci participa de reunião internacional sobre o Controle Interno diante da Covid-19

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Leonardo Ferraz, participou na manhã de hoje, 25, da reunião com o Pempal (Public Expenditure Management Per Assisted Learning). O encontro foi entre o Grupo de Trabalho de Controle Interno (ICWG- Internal Control Working Group) sobre as atualizações dos progressos atingidos e os próximos passos no contexto da pandemia. 

 

O Pempal utilizou durante a reunião o Smart Interactive Talk (SIT), termo que designam para uma conversa interativa e inteligente, ou seja, por meio de uma plataforma os participantes tiveram que responder perguntas sobre as palestras e interagir com os demais. As áreas de foco do grupo incluem os princípios estruturais do Comitê de Organizações Patrocinadora da Comissão Treadway (COSO) na eficácia do controle interno e aplicação no contexto do setor público, e os desafios da implementação do CI. Durante a pandemia, o ICWG trabalhou em diferentes produtos de conhecimento, o último “Assessing the Effectiveness of Internal Control: PEMPAL Guidance for Public Sector Internal Auditors”, guia de Auditoria Interna para o setor público, foi apresentado na reunião de hoje. 

 

Essa conversa forneceu uma atualização sobre todo o progresso alcançado no GT e discutiu os desafios e boas práticas na implementação do controle interno no contexto da pandemia. As experiências dos países foram apresentadas com percepções do Banco Mundial e da Comissão Europeia. Além disso, os participantes compartilharam seus conhecimentos em grupos de discussão, proporcionando uma oportunidade de debater aspectos das estruturas de boas práticas. 

 

Em breve, você confere uma entrevista com o presidente do Conaci, no formato de perguntas e respostas, sobre os principais pontos abordados na reunião e sua aplicação para realidade do CI brasileiro.