Conaci participa do II Seminário de Controle Interno na Administração Pública

23 de Agosto de 2019 ← ver outras

O presidente do conselho falou sobre o Controle Interno em pequenos municípios.

 

Acontece hoje, 23, o II Seminário de Controle Interno na Administração Pública, promovido pelo Fórum Paraibano de Combate a Corrupção (Focco-PB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB). As atividades acontecem no Centro Cultural Ariano Suassuna e conta com a participação do presidente do Conaci, Leonardo de Araújo Ferraz, na abertura. As palestras ocorrem nos turnos da manhã e tarde sobre temas diversos relacionados ao Controle Interno.

 

 

Ferraz ressalta como a iniciativa contribui para o desenvolvimento do Controle Interno, principalmente em pequenos municípios. "Não é possível, por exemplo, que um município de pequeno porte exerça, na plenitude, todas as macrofunções afetas ao exercício de Controle Interno. Dessa forma, esse tipo de evento é fundamental para que essa ação articulada e integrada permita e forneça condições para que os pequenos municípios atuem de forma efetiva, eficiente e eficaz no Controle Interno da administração pública", afirma.

 

 

Sobre o evento

O seminário é destinado a gestores públicos municipais e assessores que atuam direta ou indiretamente nas controladorias e nas áreas de gestão fiscal, orçamentária, financeira, contábil, operacional e patrimonial.

 

O objetivo do evento é despertar os gestores e equipes das prefeituras para a importância do controle interno e treinar os técnicos para o aprimoramento do trabalho.

 

Durante o evento, foram apresentados os resultados de um ano de trabalho do GT com depoimentos de gestores e técnicos dos municípios que já assinaram o 'Pacto para o Aperfeiçoamento do Controle Interno' e implementaram medidas efetivas de aprimoramento do trabalho.

 

No período da manhã, houve a palestra 'A relevância do Controle Interno para os municípios', com o presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e controlador-geral do Município de Belo Horizonte, Leonardo de Araújo Ferraz.

 

Em seguida, foi realizado um painel de debates sobre os Pactos pelo Controle Interno (GTCI FOCCO-PB) com representantes das prefeituras de Sapé, Sousa, Cajazeiras, Campina Grande e João Pessoa, que já assinaram o documento. À tarde serão realizadas as oficinas técnicas.

 

Oficinas  (Programação) 
13h30 às 17h - Oficinas Simultâneas:


- Oficina I (CGU): Expedição e Monitoramento de Recomendações Walber Alexandre de Oliveira e Silva (Auditor da CGU) e Kayo Roberto Vieira (Auditor da CGU)
- Oficina II (CGE): Construção de Plano de Auditoria Interna Rodolfo Emanuel Lima Serrano (Auditor da CGEPB) e Letácio Tenório Guedes (Secretário da CGE)
- Oficina III (CGM): Controle Interno e Gestão de Riscos com ênfase nas três linhas de defesa - Ludinaura Regina Souza dos Santos (Controladora Geral da CGM João Pessoa/PB) e Rossana Guerra de Sousa (Gerente de Controle Interno do TJPB)
- Oficina IV: (TCE e TCU) - Acompanhamento efetivo das Prestações de Contas Anuais e de Convênios Estaduais/Federais pelas Unidades de Controle - Flávio Roberto Gondim Vital (Coordenador de Controle Interno do TCE/PB) e Jocelino Mendes da Silva Júnior (Auditor Federal de Controle Externo do TCU)
 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação Conaci

E-mail: comunicacao@conaci.org.br

 

Informações: Ascom/TCE-PB



Pernambuco sedia II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias

Pernambuco sediou, na última quinta-feira (12), a II Assembleia Geral da Rede Nacional de Ouvidorias. Com representantes de todas as regiões brasileiras, o..

saiba mais

Controladoria do Estado participa de encontro sobre gestão de riscos

Mais de vinte gestores da Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) participaram, na última quarta-feira (11), do II Encontro de Gestão de Riscos da...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018