Conaci promove primeiro treinamento para gestores de conteúdo do Banco do Conhecimento

A partir de hoje, o Banco já estará em funcionamento.  

 

Na tarde de hoje, 22, o Conselho Nacional de Controle Interno, Conaci, promoveu o primeiro treinamento para os gestores de comunidades (ou aprovadores) do seu Banco do Conhecimento, repositório institucional que consiste em um sistema desenvolvido para organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar conteúdos relativos ao Controle Interno, em formato digital, produzidos ou utilizados no âmbito das controladorias. O treinamento teve o objetivo de capacitá-los para a utilização da plataforma, além de esclarecer dúvidas sobre os papéis e os critérios para as aprovações. 

 

A secretária executiva do Conaci, Renata Rezende, abriu as atividades apresentando a ferramenta e suas especificidades. Ela destacou a importância do preenchimento correto das informações para submissão dos arquivos, principalmente para facilitar a busca de documentos, destacando o grande potencial da ferramenta e ressaltando que o seu sucesso dependerá do engajamento e colaboração de todos. “A ideia é aprimorarmos o banco gradativamente para que se torne um grande repositório dos principais documentos produzidos no país sobre auditoria, correição, responsabilização administrativa, ouvidoria, transparência, controle social, gestão de riscos, governança e integridade, se tornando uma ferramenta essencial para disseminação do conhecimento”, destacou.  

 

 

O Conaci contou com a expertise tecnológica e apoio da Secretaria de Controle e Transparência do Espírito Santo, Secont-ES, para desenvolver o sistema. Durante o treinamento, o responsável pela adaptação do Banco, Emerson Moura, da Secont-ES, explicou detalhadamente a utilização da plataforma e suas funcionalidades. O especialista em TI ressaltou que o repositório foi inspirado no banco já existente da Controladoria-Geral da União, CGU, e traz um formato útil e intuitivo para quem vai contribuir. “A ideia se baseia na submissão, aprovação e armazenamento de conteúdos relevantes para a comunidade, sendo indexado pelo Google, o que vai projetar a visibilidade dos arquivos”. 

 

Tecnologia e Informação 

 

A criação do Banco do Conhecimento pelo Conaci tem como propósito principal a troca e a disseminação de conhecimento, melhores práticas e informações entre os seus membros. Vale ressaltar que a iniciativa é aberta também para consulta por qualquer interessado. 

 

Os seis gestores de conteúdo foram escolhidos pela presidência pelas suas experiências e expertises nos respectivos temas: Auditoria e Controle, com a Controladoria-Geral do Estado de Mato Grosso (CGE-MT); Correição, com a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado de Pernambuco (SCGE-PE); Governança, Integridade e Gestão de Riscos, com a Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG); Ouvidoria, com a Ouvidoria Geral do Estado de São Paulo; Responsabilização Administrativa e Lei Anticorrupção, com a Secretaria de Controle e Transparência (Secont-ES); Transparência e Controle Social, com a Controladoria Geral do Estado de Goiás (CGE-GO). 

 

Na próxima etapa, cada órgão membro do Conaci deverá indicar os depositantes que serão os responsáveis pela submissão de documentos no Banco para aprovação pelos gestores de comunidades. 

 

Conheça AQUI: https://bancodoconhecimento.conaci.org.br/

É um gerente ou colaborador? Veja o manual da ferramenta AQUI: https://bancodoconhecimento.conaci.org.br/handle/123456789/130

 

Resolução