Conaci promove treinamento para alimentação de repositório nacional de controle interno

O Banco do Conhecimento já está disponível. O objetivo é torná-lo gradativamente um grande repositório dos principais documentos em matéria de Controle Interno 

 

Hoje, 19 de novembro, o Conselho Nacional de Controle Interno, Conaci, em parceria com a Secretária de Controle Transparência do Espírito Santo, Secont, promoveu o primeiro treinamento para os depositantes do Banco do Conhecimento, repositório institucional, nacional, que consiste em um sistema desenvolvido para organizar, armazenar, gerenciar, preservar, recuperar e disseminar documentos em formato digital, produzidos ou utilizados em matéria de controle interno. Mais de 30 participantes esclareceram suas dúvidas a respeito da operacionalização da plataforma.  

 

 

Os depositantes são os representantes de cada um dos órgãos membros do Conselho, aos quais será fornecida a permissão para o depósito de documentos digitais no repositório. 

 

Renata Rezende, secretária executiva do Conaci, abriu a reunião conscientizando sobre a importância de alimentação do banco por todos os órgãos. A proposta é que a ferramenta se torne gradativamente um grande repositório dos principais documentos sobre auditoria, correição, responsabilização administrativa e lei anticorrupção, ouvidoria, transparência, controle social, gestão de riscos, governança e integridade. “É muito importante o engajamento e a participação de todos na seleção destes documentos. O papel do depositante é fundamental para contribuir com o sucesso do armazenamento das informações e com a qualidade dos produtos nesse repositório nacional”, lembra Rezende.   

 

Em seguida o responsável pela adaptação do Banco, Emerson Moura, da Secont-ES, explicou, passo a passo, como utilizar a plataforma para armazenar os conteúdos. Ele lembrou que o repositório foi inspirado no banco já existente da Controladoria-Geral da União, CGU, e que é importante a avaliação de quem vai utilizar o sistema para aprimorar o modelo desenvolvido. “O banco do Conaci foi inspirado no banco da CGU, porém é importante que as pessoas que irão utilizar a plataforma façam suas ponderações e sugestões de aprimoramento, a fim de melhorarmos cada vez mais a gestão das informações”. 

 

Controle interno e o banco 

 

A resolução 002/2020 do Conaci dispõe sobre a instituição e funcionamento da Base de Conhecimento no âmbito do conselho para facilitar a busca de informações sobre controle interno da administração pública no país. A criação do Banco do Conhecimento tem como propósito principal a troca e a disseminação de conhecimento, melhores práticas e informações entre os seus membros.  

 

Dentre os objetivos específicos do novo produto está organizar de forma estruturada os conhecimentos produzidos pelos membros do Conaci, a partir de uma arquitetura informacional que propicie o fácil acesso e o armazenamento adequado de seu acervo documental, técnico, científico e intelectual. Além de adotar padrões internacionais para a disponibilização, mediante a representação descritiva e temática da informação, propiciando o armazenamento da produção técnica e científica para compartilhamento em rede e posterior utilização, disseminação e renovação dos conhecimentos nela publicados. 

 

É importante lembrar que a iniciativa é aberta para consulta por qualquer interessado na área.  

 

Chegou até aqui? Aproveite e conheça o banco:  

 

https://bancodoconhecimento.conaci.org.br/ 

 

É um gerente ou colaborador? Veja o manual da ferramenta: 

 

https://bancodoconhecimento.conaci.org.br/handle/123456789/130 

  

Confira aqui a resolução que o regulamenta na íntegra: 

 

Resolução