Conaci recebe controladoria de Blumenau, em Santa Catarina, como novo membro

O Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) recebeu, no início deste mês, como novo membro, a Controladoria-Geral do Município de Blumenau, em Santa Catarina. Liderada pelo controlador-geral Rodrigo Jasen, o órgão aderiu ao Colegiado em busca de melhorias para controladoria e estratégias conjuntas na área. 

Jasen comentou os aspectos positivos e as expectativas da filiação. “A adesão ao Conaci irá permitir uma melhor interação com outros órgãos governamentais de controle interno, pela qual a Controladoria-Geral de Blumenau irá se beneficiar mediante compartilhamento de saberes e de experiências quanto às boas práticas da gestão pública, do fomento à Transparência Pública e do aperfeiçoamento do controle interno, de forma a aprimorar os instrumentos internos existentes, avaliando a criação novos mecanismos sem burocratizar as rotinas de trabalho”, pondera.  

Com a chegada do órgão, a Controladoria espera evoluir institucionalmente enquanto órgão de controle interno municipal, obtendo maior eficácia dos resultados em suas ações pautadas na orientação de seus pares. Rodrigo comentou que “a parceria firmada possibilitará maior credibilidade e padronização nas ações da Controladoria-Geral de Blumenau, as quais estão amparadas nas orientações prestadas pelo Conaci”.

Rodrigo Jasen, controlador-geral do órgão. Sobre o novo membro

A Controladoria-Geral do Município de Blumenau foi criada em 18/04/2018, onde concentrou os setores de Ouvidoria, Controle Interno, Transparência. Possui a missão de contribuir para o aprimoramento das boas práticas de governança pública, buscando a excelência na prestação do serviço, por meio das ações de auditoria, corregedoria, ouvidoria, da avaliação e controle dos gastos públicos, da prevenção e combate à corrupção, do fomento do controle social e da participação ativa do cidadão, fortalecendo a transparência e o acesso à informação, o controle interno e a ética no serviço público.

Nestes quase 3 anos de existência muito se evoluiu no que tange aos aspectos de aprimoramento da gestão pública. A associação ao Conaci é mais um passo na evolução do órgão. Entre outros avanços podemos citar pactuações com programas da Controladoria Geral da União (Time Brasil, Procor); aprimoramento do Portal da Transparência, hoje atendendo a todas as normativas da LAI – ocupamos o 2º lugar no estado de Santa Cantarina, conforme o ranking da CGU, além de termos recebido nota máxima no portal específico para as ações de enfrentamento à Covid-19; implementação de novos canais de atendimento na Ouvidoria (whatsapp, plataforma digital, Ouvidoria Itinerante – temporariamente suspensa em função da pandemia); além de sermos um dos municípios piloto na região em que estamos localizados para a implantação do Programa de Integridade e Compliance Público, capitaneado pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).

*Na foto, o controlador-geral Rodrigo Jasen.

Ainda não é membro?Filie-se!

Com a chegada do município de Blumenau, o Conaci tem mais força para contribuir com as atividades municipais, base para mudança na administração pública. O trabalho desempenhado pelo Conselho visa contribuir efetivamente para o Controle Interno no Brasil, além de gerar ganhos significativos para os órgãos membros. A gestão do Conaci acredita que a mudança só é possível por meio da união de forças. Vamos juntos?

Para filiação entre em contato pelo e-mail: conaci@conaci.org.br