Conaci reúne órgãos de controle interno para atuação integrada em relação ao Covid-19

27 de Março de 2020 ← ver outras

Prevenção e análise de riscos nas aquisições foram temas abordados na reunião.

 

O Conselho Nacional de Controle Interno, promoveu ontem, 26, por meio de videoconferência, a 1º reunião do grupo de discussão do controle interno para atuação na crise causada pelo Covid-19.

 

O Diretor de Auditoria de Políticas Sociais e Segurança Pública da Controladoria-Geral da União - CGU, José Paulo Julieti Barbiere,  discorreu sobre o tema “Compras Governamentais para o combate ao Covid-19” e apresentou o Guia de Avaliação de Riscos que está sendo utilizado pela CGU na análise das contratações emergenciais realizadas pelo governo federal.

 

Dentre os pontos analisados pela CGU destacam-se: a adequabilidade da contratação (pertinência, competência, oportunidade, quantificação da demanda, interlocução com estados e municípios, etc); a pesquisa de preços (existência, adequação, demanda x preço, preço de referência, etc); a preexistência de contratos (se é possível a utilização de contratos já existentes); a entrega do material/equipamento (prazo, logística, acompanhamento); as cláusulas editalícias/contratuais; e a situação das empresas contratadas.

 

A reunião foi uma iniciativa do Secretário Federal de Controle da Controladoria-Geral da União, Antônio Bezerra Leonel, para apoiar os estados e municípios neste período de crise e calamidade.

 

A próxima reunião será realizada na quinta-feira, 02 de abril. O Controlador-Geral do estado de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, abordará questões relacionadas à transparência das ações e contratos e o possível impacto na Lei de Acesso à Informação.



Governo do Tocantins adota novas regras para procedimentos administrativos de responsabilização

Devido às restrições estabelecidas às interações sociais neste período de pandemia, novas regras são impostas aos procedimentos administrativos de responsabi...

saiba mais

Consulta pública sobre o Portal da Transparência continua até 15 de junho

A consulta pública sobre o Portal da Transparência, que iniciou na Agrotins 2020, 100% Digital, continua até o dia 15 de junho. Esta pode ser acessada...

saiba mais

nos acompanhe nas redes sociais

Receba nossas novidades por e-mail.

CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno - Todos os direitos reservados- 2018