Confira a cobertura do curso sobre gestão de riscos da CGU com exclusividade para o Conaci

Começou ontem, 23, o curso on-line “Gestão de Riscos e Controles Internos”, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) com exclusividade para o Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). O responsável pela capacitação é o auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, Paulo Grazziotin. O objetivo da gestão de riscos é antecipar e formular plano de respostas de mitigação apropriadas para minimizar seus impactos sobre o cumprimento dos objetivos das organizações.

Durante o curso o professor explicou sobre Gestão de Riscos a partir de um processo interativo, composto de etapas bem definidas, que promove melhorias eficazes e contínuas. “A capacitação sobre gestão de riscos, na esteira da profícua parceria entre a CGU e o Conaci, busca sensibilizar os treinandos para a importância do tema, na medida em que trabalharemos o propósito e o significado do assunto para melhoria do desempenho de órgãos e entidades públicas”, ressalta Grazziotin. Além disto, ele enfatiza “é tempo de gestão de riscos” e apresenta diversas questões técnicas com muita sensibilização sobre o tema, durante as aulas.

 

O secretário Federal de Controle Interno da CGU, Antônio Carlos Bezerra Leonel, falou sobre o curso voltado aos membros do Conselho e sua importância na disseminação de conhecimento para estados e municípios. “A CGU entende como fundamental o fortalecimento da interlocução com as controladorias estaduais e municipais na linha da convergência internacional de auditoria para conseguirmos nos comunicar melhor com o público interno e externo de forma uniforme. O curso oferecido tem uma abrangência suficiente para gerar reflexões que aumentem o grau de contribuição com o gestor ao mesmo tempo diminuindo riscos não só da Administração como da própria Auditoria”, pondera. 

 

Leonel ainda falou sobre a importância deste tipo de mudança cultural no controle para favorecer a inovação na gestão pública, tão necessária nesta época de desafios fiscais, onde o conjunto “mais recursos financeiros e humanos”, para resolver problemas de políticas públicas, é praticamente impossível exigindo soluções de forma inovadora. Ao todo, são 244 servidores dos 62 órgãos filiados ao Conselho participando do treinamento e tendo a oportunidade de vivenciar o conteúdo para aprimorar os serviços prestados para toda administração pública brasileira. 

 

O presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, explica a importância do curso para os participantes e para o órgão. “Partindo da premissa de que a capacitação e a difusão do conhecimento integram ações do planejamento estratégico do Conaci, é com muita satisfação que enaltecemos a profícua parceria com a CGU, que mais uma vez rende resultados práticos, com a realização deste curso de gestão de riscos, instrumento essencial para a otimização de desempenho das Unidades Centrais de Controle Interno”.