Confira o Relatório de Gestão do Triênio 2019-2021 do Conaci

“O sucesso não é o final, falhar não é fatal: é a coragem para continuar que conta”. Foi parafraseando a fala do primeiro-ministro inglês, Winston Churchill, que a presidência do triênio 2019-2021 do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) finalizou sua palavra na apresentação do relatório de gestão do último triênio. A diretoria de 2019-2021 do Conselho foi composta pelo presidente e controlador-geral do município de Belo Horizonte, Leonardo Ferraz, pelo 1º vice-presidente e auditor-geral do Estado da Bahia, Luis Augusto Rocha, pelo 2º vice e controlador-geral do Estado do Mato Grosso do Sul, Carlos Eduardo Girão, e pela secretária-executiva, Renata Rezende.  

Durante os últimos três anos, a presidência, em consonância com sua equipe e com os membros do Conaci, construiu parcerias importantes, fortaleceu a imagem institucional, divulgou boas práticas em relação ao Controle Interno. Além disso, promoveu diagnósticos sobre o perfil do funcionamento e estrutura dos órgãos centrais de controle dos estados, capitais e municípios do Brasil, contribuiu com ações de combate à corrupção e à lavagem de dinheiro. E ainda inovou no ambiente virtual e capacitou milhares de pessoas, por meio de encontros, congressos, seminários e muito conteúdo gratuito. 

 

Os quatro pontos importantes a serem destacados durante a gestão são: o fortalecimento das parcerias, as ferramentas e produtos entregues, as capacitações e a força institucional. O Conaci fez parceria com instituições como a Pretrobras, a Comunidade de Auditores de Países de Língua Portuguesa, a Editora Fórum, a Transparência Internacional, o Pempal, e diversas outras. Assim, pôde entregar para a sociedade brasileira produtos que contribuem com o avanço do Controle Interno no país. Por exemplo, o Banco do Conhecimento, os materiais traduzidos do Pempal, o Diagnóstico Nacional de Controle Interno e os dois livros lançados pelo Conaci, “Sistema de Controle Interno da Administração Pública na União Europeia e no Brasil” e “Controle Interno Contemporâneo” são uma realidade para quem atua com CI. 

 

Foram mais de 20 capacitações promovidas e apoiadas pelo Conaci durante esta gestão, assim, o objetivo de compartilhar informações, práticas e conhecimentos sobre o Controle Interno foi cumprido. Para finalizar, a imagem institucional do Conselho foi desenvolvida, por meio do planejamento estratégico, novo site, aumento do número de membros. Vale ressaltar ainda, a importância dada à transparência das contas e ações do órgão com publicações das atas, demonstrações contábeis e extratos com o saldo em caixa. 

 

Como ressaltou o presidente desta gestão, "procuramos ampliar as nossas parcerias tanto com órgãos públicos quanto privados, incentivamos a participação dos membros, disseminamos boas práticas, normatizamos diversas questões relevantes para a temática do Controle Interno". O Relatório de Gestão do triênio 2019-2021 foi apresentado aos membros do Conaci durante a 40ª Reunião Técnica, em Goiânia, Goiás.

 

Apesar do sucesso, ainda não é o final. A diretoria de 2022-2023 tem muitos planos para continuar compartilhando informação e disseminando a política de Controle Interno para todo o Brasil.  

 

Confira o relatório completo aqui

 

Confira a apresentação 

 

Confira o vídeo